MP define prazo e licitação avança em Rondonópolis – FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

A partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com as autoridades locais, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (29) o aviso de licitação para contratação de empresa responsável pela implantação da fiscalização eletrônica no município.
O TAC estabelece uma série de medidas para reduzir acidentes e salvar vidas, entre elas a implantação de serviços de fiscalização eletrônica, readequação semafórica, melhoria da sinalização vertical e horizontal e a criação de um pátio para apreensão e guarda de veículos.
A licitação está marcada para o dia 15 de outubro e prevê a instalação de equipamentos para monitoramento, registro, armazenamento e processamento de imagens e informações de infrações de trânsito. O serviço contemplará, inicialmente, a fiscalização de avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres em cruzamentos semafóricos e excesso de velocidade.
O juiz do 2º Juizado Especial da Comarca de Rondonópolis, Wagner Plaza Machado Júnior, reforçou a importância das medidas diante do alto número de acidentes. “Apesar das inúmeras mortes, parece que a população não se atém à necessidade de mudar a postura no trânsito, ser mais prudente e atencioso. Infelizmente, só nesta semana já foram registradas cinco mortes. O retorno dos radares é fundamental para preservar vidas”, afirmou o magistrado.
A cobrança do MP e do Judiciário ocorre diante do cenário crítico do trânsito local, considerado um dos mais letais do estado. Somente no ano passado, Rondonópolis registrou 697 pessoas lesionadas e 60 mortes em decorrência de acidentes. Além disso, uma empresa especializada em estudos e assessoria técnica deve iniciar em breve um diagnóstico completo para apontar gargalos e propor soluções para a mobilidade urbana.
Fonte: Da Redação