Roda de conversa prepara enfermeiros para atender pacientes de saúde mental

Preparar as equipes da rede de Saúde Básica de Rondonópolis para acolher os pacientes com casos de doenças mentais. Esta é a meta da gerente do Programa de Saúde Mental do Município, Rhafaela Marques Monteiro Salgado, que reuniu enfermeiros coordenadores de algumas unidades do Programa de Saúde da Família – PSFs, e do Centro de Apoio Psicossocial – Caps, numa roda de conversa sobre o tema, na tarde da quarta-feira (27), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Rhafaela Salgado explica que o objetivo do encontro é promover a aproximação das diversas áreas da Pasta, no que se refere à saúde mental. O ponto principal, argumenta a gerente, foi trabalhar a questão do cuidado com esses pacientes na Atenção Básica. Outra discussão promovida durante a roda de conversa foi sobre a importância da formação de uma rede de identificação e proteção com a Educação, Assistência Social, Conselhos Tutelar e da Mulher.
A parceria desses segmentos, na opinião da gerente, deve contribuir com o sistema de identificação dos casos e o planejamento de cuidados e acompanhamento dos pacientes. Ela defende a necessidade da Secretaria de Saúde apoiar as equipes dos PSFs, Nasf e Caps no projeto.
Desenvolvida em parceria com o Campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis – CUR/UFMT, e pelo Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde – PET, a Roda de Conversa contou com a participação de enfermeiros da Policlínica e dos PSFs Vila Verde, Caic, Ipê, Luz Da’yara, Vila Mineira, Sumaré, Padre Rodolfo, Jardim Guanabara, Bom Pastor, Jambrapi, Assunção, Santa Clara, Primavera, Ipiranga e Itapuã, além do Caps-AD, Infantil e Paulo de Tarso.
O primeiro encontro foi entre os profissionais dos postos de saúde e dos PSFs Marechal Rondon, Monte Líbano, João de Barro, Serra Dourada e Conjunto São José. Enfermeiros das demais unidades participam da última roda de conversa a ser realizada nos próximos dias.