Funcionários do Aeroporto Maestro Marinho Franco participam de curso de segurança

Cumprir com todas as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac e preparar o Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco para funcionar de acordo com as normas estipuladas. Essa é a meta do secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Argemiro Ferreira, que fez a abertura do Curso de Segurança da Aviação Civil, na tarde desta terça-feira (18). O instrutor Hemerson dos Santos Vieira explica que os funcionários vão ser treinados também para fazer a inspeção de passageiros.
Argemiro Ferreira comentou durante a aula inaugural do curso que a gestão do prefeito Percival Muniz investiu na ampliação da equipe do aeroporto e em diversas etapas de qualificação do pessoal. Ele comparou que o quadro de quatro servidores subiu para cerca de 20, entre 2013 e 2014. “O grupo de funcionários fez diversas viagens para participar de qualificações nesse período. Agora estamos vivenciando a última fase antes de informamos à Anac que o aeroporto está pronto”, afirma.
O secretário avalia que o investimento feito no aeroporto é uma ação prevista no Plano de Governo do prefeito Percival Muniz. “Estamos muito próximo de termos o aeroporto funcionando da forma que o prefeito e todos nós queremos que seja. Não temos evitado qualquer esforço para chegar a isso”, comenta. Ele conta que as ações já resultaram na conquista de dois voos diários para Cuiabá e projeto de voo de Rondonópolis a Brasília.
A expectativa do secretário para 2015 é contratar assessoria especializada para ajudar a conduzir os destinos do aeroporto que passa a contar com equipe qualificada para promover o transporte aéreo na cidade. Argemiro Ferreira aconselhou os servidores a aproveitarem bem as lições do curso realizado na Unic da Floriano Peixoto até o dia 30 de novembro. “Esse curso é um marco na história de Rondonópolis e do aeroporto, além de significante para todos nós”, observa.
Curso em três fases
Hemerson Vieira – representante da Empresa Brasileira de Serviços Auxiliares e Transporte Aéreo – Embrasada – explica que o curso ministrado no município se divide em três fases de qualificação. A primeira fase é o treinamento básico para toda a equipe e a segunda é de inspeção de passageiros pelo sistema de raio-x. A terceira fase vai beneficiar a servidora Daiane Tobias dos Reis com a capacitação para gerenciamento do aeroporto.
Formado em Administração, Hemerson Vieira atua há 15 anos como instrutor de segurança da aviação civil. Ele realizou outros treinamento há 2 anos, em Rondonópolis.




