TV reitera denúncia contra deputado Thiago Silva; dupla gospel diz que não sabe quem pagou despesas

O deputado Thiago Silva (MDB) foi acusado de usar recursos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para bancar shows e também o transporte da dupla gospel Daniel e Samuel. As apresentações ocorreram em dezembro do ano passado nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e em Primavera do Leste. A denúncia foi divulgada numa reportagem do jornalista Arthur Garcia exibida hoje (13) no Programa do POP, da TV Cidade Verde em Cuiabá.
A reportagem apresentou fotos e vídeos mostrando os cantores descendo de um avião fretado pela Assembleia Legislativa. Há também trecho de um discurso em que o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, afirma que a ida da dupla ao município foi viabilizada pelo deputado.
“Eu quero dizer ao Daniel e ao Samuel que esta é a primeira vez que no rodeio de Vila Bela, na Expobela, tivemos um show gospel como esse. Isso nós devemos em primeiro lugar a Deus e ao nosso deputado Thiago Silva, que nos deu esta emenda já carimbada. Disse: ó, dou a emenda, mas Samuel e Daniel tem que estar aqui”, diz o prefeito.
O deputado Thiago Silva também foi ouvido pela reportagem e, apesar das evidências, negou que tenha bancado os shows ou mesmo transportado os cantores. Ele repetiu argumentos apresentados numa nota emitida no último final de semana, alegando que o uso da aeronave é uma ‘prerrogativa de todos os deputados’ e ocorre para o cumprimento de atividades legislativas.
“Eu estava no avião juntamente com minha assessoria”, afirmou. “A dupla não estava dentro da aeronave, estavam ali (no aeroporto) juntamente com outras pessoas. Eu falo por mim, eles (a dupla) tem que falar por eles”, disse Thiago Silva ao ser indagado sobre o transporte dos cantores.
O deputado disse ainda que cumpriu agenda institucional e que os contratos dos cantores teriam sido feitos pelas prefeituras dos municípios.
Após a reportagem, o programa exibiu cópias das fichas de embarque registrada para os vôos até Vila Bela (13/12/21) e Primavera do Leste (14/12/21). Nos dois casos não constam os nomes dos cantores, apenas do parlamentar, assessores e do piloto. A reportagem não informou o valor pago pelos dois voos.
OUTRO LADO
O repórter Arthur Garcia exibiu também gravações das conversas telefônicas com o cantor Daniel, o produtor e também com a pessoa que seria responsável por cuidar da logística da dupla. Nenhum deles soube dizer quem pagou as despesas com transporte e também o cachê para as apresentações.
O cantor Daniel disse que não se lembrava. “É comum viajar com deputados, prefeitos e as despesas são pagas pelos contratantes. Se pegar meu histórico vai ver que convivo com muitos políticos”, afirmou dizendo que tem amizade com Thiago Silva e também com o deputado estadual Sebastião Rezende (PL) e com o deputado federal José Medeiros (PL).
O produtor da dupla disse sugeriu que a reportagem conversasse com uma mulher identificada como Silvânia, que seria esposa do cantor Daniel e responsável pela logística da dupla.
Num primeiro momento ela disse que iria verificar os registros, porém na segunda ligação ela afirmou que não tinha a informação.
“Quem paga as passagens e faz toda a logística é o contratante, o pastor ou a prefeitura”, afirmou. “Eu não mexia com a agenda na época, era nosso sobrinho que foi embora para os Estados Unidos”, disse Silvânia em outro momento encerrando o assunto.
Veja abaixo a íntegra da reportagem exibida pela TV Cidade Verde.