Município pode acionar Santa Casa na justiça para reabertura dos leitos já existentes

Em vistoria as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional “Irmã Elza Giovanella” em Rondonópolis na manhã da última quinta-feira (02), o secretário de Estado de Saúde Luiz Soares e o prefeito municipal Zé Carlos do Pátio anunciaram, durante coletiva de imprensa, a construção de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil.
Segundo o secretário de Estado de Saúde Luiz Soares, a implantação dos leitos de UTI Pediátrica para o hospital foi um pedido do prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio.
“Nessa minha visita, eu vim para verificar o andamento das obras e em face disto foi dada a sugestão pelo prefeito Zé Carlos do Pátio já acolhida pelo Governo do Estado. Então tomamos a decisão de orientar a empresa administradora do Hospital a gerir, e começar a trabalhar para que possamos ter aqui também além dos 20 leitos de UTI Adulto, também leitos de UTI Pediátrica,” informou o secretário.
De acordo com Luiz Soares, a implantação da UTI Infantil será feita conforme a obra de reforma e ampliação do Hospital. “Pelas regras do Ministério da Saúde, qualquer UTI tem que ter 10 leitos e assim será no Hospital Regional de Rondonópolis, estamos trabalhando a obra do hospital e o prazo de execução é de 90 dias,” explicou.
Na coletiva, o prefeito Zé Carlos do Pátio reiterou os investimentos feitos pelo Governo do Estado para os serviços de urgência e emergência e informou que o munícipio vai antecipar os pagamentos para a Santa Casa de Rondonópolis.
“No Hospital Regional, o governador Pedro Taques dobrou o número de leitos e da Santa Casa também. Eu decidi pagar os leitos que vão vencer dia 1º outubro, já paguei o vencimento até 1º de setembro então quero comunicar que me prontifiquei a adiantar por dois meses o pagamento das UTIs, estamos antecipando para não justificar nenhum motivo de fechamento de UTI,” destacou o prefeito. Segundo o Governo do Estado, o investimento na primeira etapa das obras de reforma e ampliação é de R$ 3,2 milhões e R$ 100 mil para equipamentos.
A secretária de Saúde de Rondonópolis Izalba Albuquerque por sua vez ao ser entrevistada com exclusividade pelos sites Regional MT e Web TV falou sobre a questão do fechamento da UTI pediátrica, sob a alegação da direção da Santa Casa do não recebimento dos recursos para a manutenção da mesma; “A Secretaria de Saúde fez uma notificou a Santa Casa e ela nos fez uma contra notificação, ela teria que ter cumprido um prazo de 120 dias para suspender os serviços. Nós encaminhamos essa notificação para promotoria ela vai se manifestar, após essa manifestação nós vamos sentar com a procuradoria, e ai sim decidiremos se vamos ingressar judicialmente ou se a Santa Casa vai se manifestar e retornar os serviços.” Disse a secretária de Saúde Izalba Albuquerque.

Da Redação / Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo