35.9 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

O Narguilé e o aumento de casos de câncer entre jovens

Uma Crescente Preocupação com o Narguilé

A popularidade do narguilé entre os jovens vem acompanhada de uma grave consequência para a saúde: o aumento de tumores cancerígenos nas mães e testículos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alerta para os perigos do narguilé desde 2005, destacando os sérios riscos à saúde associados ao seu uso.

O Perigo do Narguilé

O narguilé, também conhecido como arguile, shisha ou cachimbo árabe, permite o consumo de tabaco aromatizado, que, apesar de adocicado e aparentemente inofensivo, libera substâncias tóxicas como arsênico, cobalto, cromo e chumbo. Uma sessão de narguilé pode ser tão prejudicial quanto fumar 100 cigarros.

Acesse o nosso grupo do WhatsApp aqui

A Situação no Brasil

No Brasil, estima-se que cerca de 300 mil pessoas pratiquem o hábito do narguilé. A Anvisa, ciente dos riscos, considera a proibição da venda de fumos saborizados. Além disso, pesquisadores alertaram para casos de tumores detectados em jovens usuários, uma situação que reforça a necessidade urgente de conscientização.

Falta de Informação

Uma das principais barreiras no combate aos riscos do narguilé é a falta persistente de informação sobre seus homens. Muitos jovens são atraídos pelos sabores e aromas, desconhecendo os perigos para a saúde, incluindo o risco elevado de câncer.

Educação e Conscientização

A educação sobre os perigos do narguilé e a promoção de campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, são fundamentais para informar os jovens sobre os riscos do tabagismo e encorajá-los a fazer escolhas mais saudáveis.

Impactos na Saúde dos Jovens

Casos documentados de tumores nas mães e testículos de jovens usuários de narguilé destacam a urgência de ações preventivas e medidas de saúde pública para reduzir o consumo entre essa população.

Apoio à Cessação

Disponibilizar recursos para apoio à cessação do tabagismo, incluindo o uso do narguilé, pode facilitar o abandono do hábito. Clínicas especializadas, como o Hospital Dia do Pulmão em Blumenau, oferecem orientação e tratamento para dependentes.

Reforço nas Medidas de Prevenção

À medida que aumenta a conscientização sobre os riscos do narguilé, espera-se que mais jovens rejeitem seu uso. A colaboração contínua entre entidades de saúde, educadores e a mídia é vital para fortalecer as mensagens de prevenção do câncer.

O Momento de Agir é Agora

A ligação entre o uso do narguilé e o aumento dos casos de câncer em jovens serve como um alerta crítico. É essencial ampliar os esforços de conscientização e educação para proteger a saúde das futuras gerações contra os perigos do tabagismo.

Evite ser ludibriado pelas sensações aromáticas
o cachimbo de água camufla sérios perigos para o seu bem-estar. Informe-se, proteja-se e faça escolhas saudáveis para um futuro sem câncer. Junte-se à luta contra o tabagismo."

Fonte: Da Redação

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Folha Regional MT e receba notícias em tempo real.

Leia Também

Ministério da Saúde atualiza cenário epidemiológico sobre a dengue no Brasil

Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março

Cidade foi contemplada com escolas e unidades de saúde pelo Novo PAC Seleções

Ministra da Saúde afirma que mudanças climáticas e diferentes sorotipos explicam a alta de dengue

Secretária de saúde busca no ministério mais recursos para Rondonópolis

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO