31.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

Resultados do Alfabetiza MT mostram avanço de qualidade nas escolas da rede municipal

Os resultados da avaliação de fluência em leitura do programa Alfabetiza MT nas escolas da rede municipal mostram a evolução obtida nos últimos três anos. Com maior participação dos alunos, passando de 2.153 em 2021 para 3.206 em 2023, a avaliação aponta que o Índice de Fluência de Leitura (IFL) passou de 3,7 para 6,5 no período. O percentual de crianças leitoras na rede municipal de Rondonópolis chegou a 72% em 2023, sendo que 15% delas são leitores fluentes, enquanto 57% são iniciantes.

Diante dos resultados, a Secretaria Municipal de Educação avalia que o salto significativo das escolas da rede municipal de educação de Rondonópolis mostram que o trabalho desenvolvido, especialmente, nos últimos três anos, tem promovido importante melhoria na qualidade de ensino.

Acesse o nosso grupo do WhatsApp aqui

Os resultados foram comemorados pela secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe da Fonseca, que destaca a importância da avaliação, que mostra a evolução nos índices de leitura dos alunos das escolas municipais. “Estamos fazendo esse trabalho desde 2021 e percebemos que o trabalho e esforço de todos diretores, coordenadores, professores, assessores pedagógicos do departamento fundamental, bem como toda a comunidade escolar, tem resultado em melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Tivemos um avanço significativo e o trabalho vai continuar para que possamos melhorar ainda mais. Vemos que um trabalho em conjunto, organizado e planejado faz a diferença”, avalia.

Mara Gleibe reforça que o Município tem a preocupação de melhorar o ensino cada vez mais nas escolas da rede municipal. “O ensino municipal tem dado um salto de qualidade e a prova disso são os resultados no programa Alfabetiza MT. Hoje, mais da metade das nossas crianças são consideradas como leitores iniciantes e 15% já são leitores fluentes. Somente 28% são pré-leitores, percentual que era de 81% em 2021”, analisa e completa que o percentual de leitores iniciantes nas escolas da rede municipal – 57% – é maior que a média de Mato Grosso, que terminou 2023 com 49% de leitores iniciantes.

Além do avanço verificado em todas as escolas da rede municipal, a secretária de Educação ressalta o crescimento obtido nas escolas que foram municipalizadas no início de 2023 e que eram estaduais até 2022.  “Observamos que as escolas municipalizadas tiveram um importante avanço no índice de fluência de leitura, como exemplo a Odorico [Escola Municipal Odorico Leocádio da Rosa], que saiu de 5,4 em 2021 e foi para 9,2 em 2023; a Escola Dom Wunibaldo que passou de 4,5 para 7,7; a Escola Antonio Guimarães Balbino, que subiu de 4,3 para 8,5”.

“Nossas crianças são o futuro e isso não é chavão. Por isso que a gestão municipal entende que precisam ter um ensino de qualidade e é isso que estamos fazendo como mostram os resultados do programa Alfabetiza MT”, conclui a secretária. 

Fonte: Da Assessoria
 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Folha Regional MT e receba notícias em tempo real.

Leia Também

 Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

 

– Investir em Educação ou Construir Cadeias: O Dilema do Futuro Brasileiro

 

– Falece o pastor José Sobrinho, presidente da Assembeia de Deus de Rondonópolis

 

– Rede se fortalece e recebe adesões de suplentes para a disputa

 

– Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO