31.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

A escola municipal de ensino infantil Marcia Gleide e a prevenção da dengue

A Escola Municipal de Ensino Infantil Marcia Gleide (Rondonópolis) adotou uma abordagem inovadora e engajadora no ensino sobre o meio ambiente e saúde pública, colocando em prática um projeto educativo focado na prevenção da dengue. Este projeto não só visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, mas também se dedica a formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e atuantes em suas comunidades.

A iniciativa partiu da observação da crescente preocupação com surtos de dengue na região, o que levou a equipe pedagógica da escola a desenvolver uma metodologia de ensino que integra conhecimentos sobre saúde pública, meio ambiente e cidadania. Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças são incentivadas a entender o ciclo de vida do mosquito, identificar possíveis criadouros e aprender sobre as medidas preventivas contra a dengue.

O programa educativo inclui aulas teóricas, oficinas práticas, jogos e até mesmo pequenas expedições pelo ambiente escolar e seu entorno, transformando o aprendizado em uma aventura de descoberta e cuidado com o lugar onde vivem. Através destas atividades, as crianças desenvolvem habilidades de observação, análise crítica e tomada de ação, compreendendo seu papel como agentes de mudança na prevenção de doenças e na preservação do meio ambiente.

Além disso, a escola promove a participação das famílias no processo educativo, fortalecendo a conexão entre o ambiente escolar e a comunidade. Workshops e palestras são organizados para os pais e responsáveis, abordando não apenas a prevenção da dengue, mas também práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia das famílias, incentivando um compromisso coletivo com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Ao colocar a prevenção da dengue no contexto da educação infantil, a Escola Municipal de Ensino Infantil Marcia Gleide vai além do simples combate ao mosquito. Ela promove uma educação ambiental e para a saúde que prepara as crianças para enfrentar desafios contemporâneos, cultivando valores como a responsabilidade social, o cuidado com o outro e o engajamento com as questões que afetam a coletividade.

O sucesso do projeto na Escola Marcia Gleide reflete a importância de abordar temas complexos de forma acessível e envolvente desde os primeiros anos de formação. Ensinar as crianças sobre a dengue e seu vetor transmite conhecimentos fundamentais para a prevenção da doença, mas, mais do que isso, contribui para a formação de indivíduos mais conscientes e preparados para atuar de forma positiva em suas comunidades.

A iniciativa da Escola Marcia Gleide serve de exemplo para outras instituições de ensino que buscam integrar a educação ambiental e para a saúde em suas práticas pedagógicas. Ao focar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, a escola contribui não apenas para a prevenção da dengue, mas também para a construção de um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Da redação 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO