31.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 30, 2024

União aposta na “Família Olegini” para voltar ao topo

O União Esporte Clube quer voltar a ser protagonista no futebol de Mato Grosso. Essa foi a tônica na apresentação da comissão técnica e do grupo de jogadores que vão disputar o Estadual deste ano. O “Glorioso” estreia contra o Operário no dia 23 de Janeiro na Arena Pantanal, às 20h30.
O próprio presidente da equipe, Edicarlos Olegini, o Gauchinho, explicou que nas últimas temporadas, apesar da equipe ter chegado as semifinais no ano passado, a diretoria montou equipes modestas e com o intuito principal de manter o Colorado em atividade, mas para 2019 a meta é decidir o estadual e voltar a ser grande em Mato Grosso.
Gauchinho explicou que para voltar ao protagonismo ele aposta no que classificou como família. “Temos que todos nos unir e nos tratar como se fossemos da mesma família da diretoria, jogadores e comissão técnica”, disse o dirigente. O discurso de Gauchinho é semelhante de Luiz Felipe Scolari quando levou a seleção brasileira ao Penta em 2002, quando classificou os jogadores e comissão técnica como Família Scolari.
A agora “Família Olegini” vai precisar se desdobrar para voltar à cena principal do futebol de Mato Grosso pois terá pela frente grandes rivais como o Cuiabá da capital e o Luverdense e Sinop que prometem também chegar à decisão.
A última vez que o União disputou uma final foi em 2010 quando ficou com o título batendo o Operário na decisão. De 2010 para cá, o Colorado jamais voltou a decidir um estadual.
Para surpreender, além da “Família Olegini”, a diretoria do União foi buscar know-how em Lucas do Rio Verde. Para isso trouxe da Luverdense, o diretor de futebol, Pedro Henrique, o Pedrinho e para treinar a equipe, Odil que foi comandante do Luverdense.
Para reforçar o trabalho de Odil, a diretoria manteve na comissão técnica o preparador de goleiros Adiel Soares e ainda contará com o apoio de Paulo Bagagem, treinador campeão da Copa Governador com o Vila Aurora.
GERAÇÃO DE OURO- Para voltar a vencer um estadual, o União de Rondonópolis, resolveu voltar ao túnel do tempo. Trouxe jogadores que já vestiram a camisa da equipe em outras oportunidades e que fizeram parte da chamada “Geração de Ouro” do futebol de Rondonópolis que começou em 2003 e terminou em 2011.
Desta geração, o Colorado trouxe de volta o atacante Dnei, que vestiu a camisa da equipe em 2004, vindo do Marília de São Paulo, quando tinha apenas 18 anos. Com mais experiência, Dnei passa a ser a esperança de dar tranquilidade ao grupo nos momentos mais difíceis que virão.
Além de Dnei, outro atleta da “Geração de Ouro” e que está de volta ao União é Calado. O meia com 32 anos, chegou ao Colorado junto com Dnei em 2004, vindo também das categorias de base do Marília. Calado, no entanto, fez história do futebol local, pois é o único jogador que foi campeão estadual, defendendo as cores das duas equipes de Rondonópolis, o Vila Aurora em 2005 e o próprio União em 2010.
Além dos dois, junta-se à equipe Andrezinho, que já defendeu o REC e Vila Aurora é e irmão do meia atacante Valdivia, jogador do Inter de Porto Alegre que atuou em Rondonópolis no período da “geração de ouro”.
O que é– A “Geração de Ouro” é uma referência ao período em que o futebol local conquistou dois títulos estaduais, em 2005 e 2010. O período começou em 2003 quando empresários do agronegócio liderados por Orlando Polato e Pedro Jacyr Bongiolo assumiram o comando do União.
VELHO CONHECIDO- Carlos Rufino fez um desabafo durante a apresentação do grupo de jogadores e pediu empenho do empresariado local em ajudar o Colorado nesta temporada. “Temos que trazer o empresariado e o torcedor para nos apoiar, eu não tenho vaidade e se alguém quiser assumir o União não há objeção”, disse.
Rufino ainda lembrou que desde 1973 tem apoiado o União e garante que mesmo que ninguém aceite tocar o Colorado no futuro ele estará à disposição. “O União não acaba enquanto o Carlos Rufino estiver vivo”, disse o dirigente.
O dirigente é um dos idealizadores do atual grupo de jogadores.
De um lado está o jovem João Marcelo de apenas 15 anos, apontado como uma das revelações das categorias de base e de outro estão Neneca, goleiro experiente de 38 anos, que já disputou inclusive a Série A do Brasileiro e tem títulos por diversas equipes do país. Os dois estão entre os atletas que vão defender o União no Estadual deste ano.
“Resolvemos montar um time de jovens, com a mescla de jogadores experientes”, explicou o dirigente do União, Carlos Rufino. O dirigente destaca que muitos dos jovens são formados dentro das categorias de base do futebol de Rondonópolis.
Rufino sempre teve como filosofia valorizar os chamados prata da casa foi com ele que jogadores como Newton, Zumbi e Diogo, o Diogol ascenderam no futebol profissional.
Além de Neneca formam o grupo dos veteranos, o volante Nildo, Leandrinho, Calado, Andrezinho e Dnei.

Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO