Nova entrada do P.A. entra em funcionamento para organizar atendimentos

A nova entrada de emergência, específica para pacientes vítimas de acidentes de trânsito ou outros traumas, já está sendo usada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu no Pronto Atendimento Municipal – P.A. A diferenciação faz parte de um novo modelo de gestão implantado na unidade, que vai dividir em blocos os atendimentos para as vítimas de Acidente Vascular Cerebral – AVC, infarto do coração e outros casos clínicos e outra ala ficando apenas com os acidentados.

A diretora geral do Pronto Atendimento Municipal, Carla Tatiani Tolosa, afirma que a reforma recente que deixou as alas segmentadas contribuirá para a celeridade e organização do corpo clínico. “Teremos de um lado do prédio a equipe trabalhando não só com traumas, mas com ortopedia. Neste setor vai estar disponível um cirurgião, para pequenos procedimentos aqui mesmo na unidade, e um ortopedista. A entrada de emergência deste setor será específica de pacientes destes casos; enquanto do outro lado, mais profissionais vão acompanhar os casos clínicos que chegarem por nossa outra entrada de emergência e pelo público em geral. Acho que isto vai dinamizar muito nosso trabalho”, avaliou.

A secretária de Saúde ressalta que o Pronto Atendimento passa por uma reformulação que iniciou com o investimento de R$ 180 mil, em parceria com o Ministério Público e Rotary, na compra de equipamentos, dentre eles respiradores artificiais, para os boxes de emergência, e foi reforçado com os recentes investimentos acompanhados de perto pelo prefeito Percival Muniz, que visita as obras com frequência.

“Não foi só a porta de emergência que abrimos. Internamente também modificamos a estrutura para facilitar o acesso de nossos profissionais as alas. Revestimos de piso, fizemos revisões da parte hidráulica e elétrica do prédio todo e contratamos mais médicos para reforçar nosso quadro profissional”, disse Marildes.

A secretária confirmou investimentos em adequações também na unidade do Pronto Atendimento Infantil e considera que a inauguração de um terceiro turno no Cidade de Deus contribuiu para fazer com que o P.A. central trabalhasse mais desafogado. “A região onde expandimos este atendimento é muito grande e tem muita gente que agora está tendo acompanhamento médico lá mesmo e não precisa vir para o centro. Certamente evoluiu”, comentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo