Novo curso pré-vestibular é desnecessário e visa promoção política, diz Odair

O coordenador geral do curso pré-vestibular Zumbi dos Palmares, Odair José, criticou o uso de recursos públicos do Estado para a abertura de um outro curso pré-vestibular sob os cuidados da Unemat/FAESP em Rondonópolis. Conforme ele, trata-se de uma ação política de cunho eleitoral, já que há vagas sobrando no cursinho oferecido pelo município.
O cursinho Zumbi dos Palmares foi criado em 2005 pelo professor Flávio Nascimento, um dos fundadores do Movimento Negro de Rondonópolis. Desde 2009 ele é mantido pela Prefeitura, que também fornece gratuitamente todo o material didático, uniforme e merenda.
“Hoje temos 800 alunos matriculados e mais de 400 vagas sobrando. Se necessário podemos ainda abrir outras vagas”, disse Odair, destacando que em momento algum os responsáveis pelo novo curso – batizado com o nome da ex-deputada e professora Vilma Moreira – mantiveram contato com o município para saber se havia demanda ou propor parceria.
Além de apontar a sobra de vagas, Odair disse que a comparação do formato dos cursos confirmam o caráter eleitoral da ação. “O nosso curso tem duração de oito meses e é oferecido em 10 unidades, cobrindo toda a cidade. Já o deles é limitado à algumas regiões e dura apenas três meses – o que indica ser apenas uma plataforma de campanha eleitoral”.
Odair José destacou ainda que os recursos para manter o curso Zumbi dos Palmares estão incluídos no orçamento (cerca de R$ 4 milhões em 2022), confirmando ser uma política pública permanente. “Não é algo provisório, feito às pressas para promoção política e sem qualquer garantia de continuidade”, disparou.
A emenda parlamentar direcionada ao novo curso soma R$ 350 mil reais, valor que na opinião de Odair poderia ajudar no fortalecimento da Unemat no município. Ele citou como exemplo a possibilidade de abertura de novos cursos ou mesmo a agilização do processo para que a universidade ocupe a sede construída pela Prefeitura.
“É triste ver a Unemat sendo usada para um projeto eleitoreiro que, além de tudo, desvaloriza o trabalho do Movimento Negro e o esforço de todas as pessoas que contribuíram para o sucesso do curso Zumbi dos Palmares nestes 17 anos de história”, lamentou.
FUNCIONAMENTO
As aulas do cursinho pré-vestibular Zumbi dos Palmares são realizadas no período noturno (das 18h30 às 21h45) por dezenas de professores, alguns deles foram alunos no passado e hoje possuem títulos de mestres e até de doutores.
Os alunos estudam em 10 pólos localizados na Escola Sagrado Coração de Jesus (centro), Daniel Martins de Moura (Vila Operária), CPAC (Conjunto São José), Frei Milton (Vila Rica), Melchíades Figueiredo (Pedra 90), João Evangelista (Vila Roseli), Edvaldo Zuliane (Jardim Participação), Bonifácio Sachetti (Parque São Jorge), Celso Antonio Carvalho (Alfredo de Castro) e também na Escola Nova Chance (Presídio da Mata Grande).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no horário das aulas em qualquer uma das 10 unidades.
Por Eduardo Ramos – da Redação