22.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 3, 2024

Novo papa era arcebispo de Buenos Aires – Argentina

No segundo dia de conclave, na 5ª votação, a fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, por volta das 19h08 locais (15h08 horário de Brasília) e o novo papa foi escolhido. É o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. Ele é o primeiro papa latino-americano. O nome escolhido pelo novo pontífice foi Francisco I.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. O novo papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

PERFIL

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO