GERAL

Unegro realiza nesta sexta o Baile da Igualdade

Com animação da renomada Banda Show Marinho e Seus Beat Boys e com a presença do "ministro da igualdade racial", a cidade de Rondonópolis sedia nesta sexta-feira, dia 24, a segunda edição do Baile da Unegro, que é a Uninão de Negros e Negras pela Igualdade. O evento social acontece a partir das 21h, tendo como local o Clube do Sispmur, localizado no início da Rodovia do Peixe.

De acordo com Luzia Nascimento, presiente da Unegro, as vendas das mesas estão superando as expectativas, fato que antecipa o sucesso do evento. Ainda existem mesas e convites disponíveis para a venda e a presidente da Unegro, Luzia Nascimento, avisa que elas podem reservadas até às 18h desta quinta-feira pelo telefone 66 9 9651-1620.

Além da legendária banda Marinho e Seus Beats Boys na animação, o segundo Baile da Unegro terá a presença de Juvenal Araújo, da Secretaria de Polícicas para a Igualdade Racial da Presidência da República, além de outras autoridades e personalidades políticas e sociais do município. A Unegro vai aproveitar o baile para homenagear personalidades da raça negra pela contribuição de destaque na vida e na comunidade local.

BELEZA NEGRA

O Baile da Unegro também vai apresentar as musas da raça, que foram eleitas na segunda-feira, durante concurso desfile na segunda-feira (20). As vencedoras do Concurso beleza Negra de Rondonópolis estarão se apresentando durante o evento social. O concurso é uma promoção de Adão Ides, com produção e realização de Valter Arantes. As finalistas foram Edlaine(1ª), ilian (ª) e Thalia(3ª).

A Banda Marinho & Seus Beat Boys, que comemora 50 anos em 2017, assina a animação do Baile da Unegro, nesta sexta-feira (24) no Clube do Sispmur. Com repertório que agrada todos os gostos, a presença da banda é garantia de sucesso nos eventos em que se apresenta. Fundada por Marinho – um dos expoentes da raça negra em Rondonópolis – a corporação musical se tornou uma legenda na região e no Estado, se mantendo até os dias atuais como referência em animação de bailes e outros eventos.

O maestro Marinho Franco é uma das personalidades mais marcantes da história de Rondonópolis e a Unegro homenageou sua história e de sua banda no ano passado, duranrte a primeira edição do baile da entidade que luta pela igualdade racial. Saxofonista, ele faleceu em 2000 e dá nome ao aeroporto de Rondonópolis, com direito a uma escultura eternizando sua pessoa e seu instrumento musical, assinada pelo artista Mando Nunes.

Na formação atual, o saxofonista Crisóstomo da Silva Franco, primogênito do maestro, assume a liderança da banda, tendo a companhia no palco de Serginho (guitarra), Valtinho (contrabaixo), Ivonei (bateria), Natal (percussão) e Valdir Melo (vocal).

História

Marinho de Oliveira Franco foi filho único de Marinho da Luz Franco, descendente de escravos africanos, morador do interior da Bahia e que se casou com uma mulher branca, a senhora Julinda de Oliveira Santos, de origem portuguesa. Os dois enfrentaram o forte racismo racial e social e se casaram, contraiando os nobres da cidade, já que ela era de família de classe média e ele muito culto e respeitado. Os recém-casados conceberam Marinho, sendo filho único que veio ao mundo após três meses da morte de seu pai.

Marinho de Oliveira Franco casou-se em 1941 com Izabel Vicente Silva, pernambucana, de origem portuguesa, com quem teve 7 filhos, 12 netos e 5 bisnetos, a maioria dos filhos seguiram o caminho do pai, a música, sendo eles; Crisóstomo (saxofonista), Crisália, Maria Conceição, Lassimi (cantora), Marinho – Zito (tecladista), Marileth (cantora) e Mário Sérgio – Serginho (guitarrista).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo