Pacientes da segunda etapa farão cirurgias oftalmológica na quinta-feira

Na madrugada do dia 21 (quinta-feira), 35 pacientes da segunda etapa serão levados a Cuiabá, para serem submetidos a cirurgias de Catarata (15) e Pterígio (20), no Instituto Lions da Visão. A Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, fez uma reunião com os pacientes na manhã desta terça-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, para repassar informações sobre as cirurgias e quanto ao horário da partida do ônibus leito que os conduzirá à Capital.

No Instituto Lions da Visão, os pacientes farão aferição de pressão arterial e exame de índice glicêmico (para os diabéticos) e depois serão encaminhados para as cirurgias. Na primeira etapa, realizada no dia 08 último, 35 pacientes passaram por cirurgia de Pterígio e terão os pontos retirados no dia 22, por oftalmologista que virá de Cuiabá.

Marildes Ferreira explicou durante a reunião sobre os procedimentos que serão efetuados e reiterou o comparecimento ao embarque, ressaltando que a ausência não poderá ser substituída, porque os nomes já foram repassados ao Ministério da Saúde e que o paciente faltante perderá a vez e terá que retornar à fila de espera.

Para o paciente Remo José Steffens (64 anos), residente na localidade de Cabeceira do Almoço, a cirurgia de Pterígio vai livrá-lo de um problema de muitos anos. “Hoje, tenho dificuldade em enxergar e depois da cirurgia vou poder ter minha visão normalizada”, disse ele, satisfeito depois de aguardar dois anos na fila de espera. Também dona Maria Almeida de Jesus (de 71 anos e moradora no Parque Universitário) mostrava-se feliz por poder se livrar da Catarata que a acomete há anos. “Terei minha visão de volta e isso é muito gratificante”, disse ela, destacando que a cirurgia é um grande benefício para os que não têm condições financeiras suficientes, para bancar uma cirurgia desse porte (uma cirurgia de Catarata na rede particular de Saúde, chega a custar até R$ 6 mil cada olho).

O embarque será as 03 horas da madrugada, no Lions Clube Rondonópolis (Vila Aurora) com retorno previsto para sexta-feira à tarde, depois de passar por revisão, pela manhã. As cirurgias são realizadas em parceria entre a SMS, Lions Clube Rondonópolis e o Instituto Lions da Visão e custeadas pelo Ministério da Saúde. Os pacientes seguem critério de urgência, detectado pelos oftalmologistas do mutirão realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Ceadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo