POLÍTICA

Vereadores fazem articulação para repetir feito de Pátio

O processo eleitoral de 2018, onde serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, já estão na pauta de discussão da classe política. Na Câmara de Rondonópolis, por exemplo, os vereadores já começam a articular para tentar reverter uma sina que no ano que vem vai completar 20 anos. Pois, foi nas eleições de 1998, a última vez, que um vereador saiu da Câmara e foi direto para assembleia, no caso o atual prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, que naquela oportunidade foi eleito para o seu primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa.
De lá para cá foram muitas as tentativas de vereadores chegarem ao parlamento estadual, Edmilson Paulista e Vilma Moreira dos Santos, foram os que ficaram mais perto do feito de Zé do Pátio. Os dois foram suplentes de deputados e chegaram a assumir cadeiras no parlamento, em substituição a titulares.
Nas eleições de 2014 foram quatro candidatos que saíram da Câmara e tentaram chegar a AL e nenhum teve sucesso. Disputaram a eleição naquela oportunidade os vereadores Ibrahim Zaher, Adonias Fernandes, Reginaldo dos Santos e Rodrigo da Zaeli, todos ficaram longe da tão sonhada cadeira na AL. Fora isso, Denilson Sodré, o Dico foi candidato a deputado federal e Cido Silva chegou a colocar o nome para a disputa a acabou desistindo da candidatura.
Para 2018, pelo menos três nomes já sinalizam para entrar na disputa. O vereador Thiago Silva (PMDB), o mais votado nas últimas eleições, trabalha a pré-candidatura no PMDB. Thiago já tem consolidado o apoio do deputado federal Carlos Bezerra, que publicamente garante que os vereadores do partido poderão disputar a eleição para a Assembleia. Thiago costura o apoio dos colegas de partido para fechar o seu nome para a disputa internamente.
O PSDB trabalha forte o nome do presidente da Câmara, Rodrigo da Zaeli. Nos bastidores, o partido também sinaliza em não abrir mão de candidaturas na região Sul do Estado e Rodrigo seria o nome com maior densidade dentro da sigla.
O PSC que já tem como candidato o atual deputado Sebastião Machado Rezende, pode lançar o vereador Elton Mazetti, o parlamentar conta com o apoio do deputado federal Vitório Galli para consolidar o seu nome dentro do partido.
O Solidariedade do prefeito Zé do Pátio, não deve lançar vereadores, mas trabalha o nome do líder do movimento de trabalhadores rurais, Valdir Corrêa como candidato do partido.
O PC do B, por outro lado, não sinaliza candidaturas a estadual e não seria surpresa a sigla lançar o vereador Silvio Negri, para o cargo de deputado federal nas eleições do ano que vem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo