Procon anuncia rotina de fiscalização no terminal rodoviário

Seguindo uma ação iniciada ainda no ano passado, o coordenador do Procon local, Juca Lemos, convocou os fiscais do órgão e o Conselho Municipal do Idoso para uma nova vistoria completa no Terminal Rodoviário Alberto Luz, na manhã desta quarta-feira (9). Em meio ao trabalho e a constatação da reincidência de algumas irregularidades, Juca anunciou visitas quinzenais da fiscalização no espaço.
O coordenador conta que semanalmente são dezenas de ligações que chegam ao Procon por conta de condições precárias de higiene a bordo, climatização ineficaz, falta de cumprimento de horários e o desrespeito a legislação de gratuidade e descontos a pessoas com mais de 60 anos de idade em viagens para fora de Mato Grosso.
“O pessoal nos liga, acontece que pelo fato do terminal ser um pouco longe do centro da cidade, onde fica nossa sede, inviabiliza a formalização documental da reclamação, até por isso nossa vinda aqui hoje. Notamos que várias irregularidades constatadas por nós em janeiro continuam e a notificação agora se transforma em multa para as empresas”, disse Juca.
Sobre a proposta de manter uma rotina de fiscalização no terminal rodoviário local, Juca garantiu que o trabalho passará a vigorar a partir de julho e criticou o trabalho da AGER e a inexistência de um posto da ANTT. “A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER) assume uma benevolência exacerbada com tanta coisa errada. Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sequer tem um posto em uma cidade da importância de Rondonópolis. Então se faz necessário uma central do Procon deslocada para cá, quem sabe. Porém nosso efetivo atual não nos permite isso, então faremos vindas contínuas para que a impunidade não siga reinando e o consumidor pare de ser maltratado”.
A dona de casa Maria Cristina Alves, chegava a Rondonópolis nesta manhã (9), vinda de Goiânia junto ao seu filho recém-nascido. Após 12 horas de viagem ela chamou de propaganda enganosa o que é feito pelas empresas de transporte rodoviário. “Eles anunciam que têm internet a bordo, televisão, ar-condicionado, água mineral e quando você entra nada está funcionando. Não temos conforto nenhum e tudo o que pagamos para ter não usufruímos. Isto para mim é propaganda enganosa”, critica.
Quanto a relação das empresas com os idosos, Juca voltou a frisar que são obrigatórias as destinações de duas poltronas em cada viagem interestadual para atender gratuitamente este público, sendo também dever das empresas dar um desconto de 50% no valor da passagem a demais pessoas com 60 anos de idade, caso os dois assentos estejam ocupados por beneficiários. “Normalmente não há problema quanto as duas cadeiras, a confusão sempre acontece na questão dos 50%, mas vamos fazer o possível para isto não acontecer mais, pelo menos em passagens compradas aqui em Rondonópolis”, finalizou Juca Lemos.