Mutirão de ultrassonografia em Rondonópois beneficia mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 9 e 10 de outubro, o mutirão de ultrassonografia, no Centro de Diagnóstico e Imagens – CDI. O objetivo é verificar a situação do DIU (artefato colocado dentro da cavidade uterina para impedir a gestação), implantado nas mulheres que participam do Programa de Planejamento Familiar desenvolvido na cidade. Cerca de 30 delas foram beneficiadas com os serviços.
A médica responsável pelas consultas, especialista em ginecologia e obstetrícia, Marien Alle Escandar, explica que o processo deve ser realizado porque o sistema de contracepção precisa de manutenção.
De acordo com Marien, o exame é a maneira mais eficaz de verificar se o DIU está na posição correta. “Cada mulher deve ter essa preocupação. E o auxílio do município é ideal. Porque o exame é realizado sem custo nenhum”,fala.
A dona-de-casa Solange Anastácio de Melo conta que tem dois filhos com idades entre 1 e 3 anos. A decisão de colocar o método contraceptivo, segundo ela, foi para prevenção. “A cerca de um ano coloquei o DIU porque não quero tem mais filhos. Hoje estou aqui para verificar se está tudo bem”, fala. A estudante Feliciana Santana Garcia, de 23 anos, apoiou a iniciativa do Poder Público. “O atendimento da clínica foi excelente. Agora temos a oportunidade de realizar diversos exames de graça e com maior agilidade”, fala.
DIU
Os DIUs usados atualmente são à base de fios de cobre que destroem os espermatozóides dentro do útero. O que não permite a fecundação. É tão eficiente quanto a pílula e é uma boa escolha para aquelas mulheres que já têm filhos e que desejam espaçar a próxima gravidez. Os Dius mais modernos duram de cinco a dez anos no organismo. São colocados dentro do útero pelo médico e é necessário que a mulher faça controle periódico.
Fonte: ASCOM