POLÍTICA

Oficina de clown é realizada gratuitamente em Rondonópolis

“Descobrir o palhaço que existe dentro de cada um”. É com esse objetivo que a oficina de clown “Onde eu meto o meu nariz? Um convite ao direito de errar”, ministrada pela Cia dos Notáveis Clowns reuniu mais de 20 participantes durante dois dias essa semanano Centro Cultural José Sobrinho. A companhia, que veio de Belém do Pará, ofertou, em parceria com a Prefeitura Municipal, 20 vagas para artistas locais, estudantes, professores e profissionais liberais.

O curso inclui lições de desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, tempo de reação, visão periférica, além do senso crítico e da capacidade criativa. Devido à demanda o grupo foi dividido em duas turmas, uma infantil e outra adulta. “A demanda foi alta ficamos surpreendidos com a procura pela oficina. Ficamos felizes”, declara Adhara Belo, produtora da Companhia.

Segundo a produtora, a divisão aconteceu para facilitar o trabalho, pois as abordagens pedagógicas são diferentes para cada turma devido à faixa etária. A primeira parte da oficina foi composta por exercícios que estimulam o trabalho em equipe e as técnicas de improviso. O segundo passo é a caracterização, momento em que os alunos exploraram da maquiagem. “Gostei de tudo, gostei bastante de me maquiar”, disse Ana Júlia de 10 anos. “Tudo isso constitui o universo do palhaço”, comenta Adhara.

Amanda Gabryelle, 09 anos de idade, também se encantou com a etapa de caracterização, “Gostei mais da maquiagem! Nunca tinha feito, é uma experiência nova”. Já Walter júnior ficou todo empolgado em se apresentar em público. Assim como os demais, o pequeno de 10 anos gostou de pintar o rosto, mas ficou bem mais satisfeito em interpretar um palhaço diante dos coleguinhas.

Aluna de teatro do Centro Cultural, Juliana Melo Silva, 20 anos, disse estar satisfeita e surpreendida com a oficina. De acordo com ela, “as dinâmicas são todas bem interessantes. Muito do que eles ensinaram é possível aplicar no teatro”, comenta a jovem.

A Cia dos Notáveis Clowns passará por 16 cidades do Brasil, apresentando três espetáculos de seu repertório e oficinas de clowns.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo