Pesquisa Ipec mostra quadro sem alteração nas disputas pelo Governo e Senado em MT

A TV Centro América divulgou ontem (15) a segunda pesquisa de sobre as intenções de voto em Mato Grosso realizada pelo Instituto Ipec (ex-Ipobe). Os números mostram que o governador Mauro Mendes (UB) e o senador Wellington Fagundes (PL), ambos candidatos à reeleição, continuam liderando e houve uma tímida reação dos opositores.
Na disputa pelo governo Mauro Mendes (UB) soma agora 60% das intenções de votos, 7% a mais que na pesquisa anterior. Em seguida, aparece Marcia Pinheiro (PV), com 15% – dois a mais que no último levantamento.
O Pastor Marcos Ritela (PTB) aparece em terceiro com 4% das intenções de voto e Moisés Franz (Psol) tem 2%.
Brancos e nulos somaram 9%. Já 11% dos eleitores abordados não quiseram ou não souberam responder. Já 10% disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Outros 23% não souberam responder.
Quando indagados em que candidatos não votariam de jeito nenhum, 26% dos entrevistados citaram o candidato Marcos Ritela, Moisés Franz teve 22%, seguido de Márcia Pinheiro (19%) e Mauro Mendes (14%).
SENADO
A corrida pelo Senado também não teve muitas alterações em relação ao último levantamento do Ipec. O senador Wellington Fagundes segue liderando com 40% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Neri Geller, com 14%.
Os demais candidatos seguem bem atrás e estão tecnicamente empatados entre si, levando em conta a margem de erro de 3% para mais ou para menos. Antônio Galvan (PTB) e José Roberto (Psol), somam 4%; médico Jorge Yanai (DC) e o vereador Kassio Coelho (Patriota) aparecem com 3% cada. Já Feliciano Azuaga (Novo) aparece com 2%.
Brancos e nulos somam 13%. Outros 18% não souberam ou não responderam. Esta pesquisa foi realizada na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
DADOS
A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo e foi realizada na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Ao todo foram entrevistadas 800 pessoas entre os dias 12 a 14 de setembro, em 33 municípios.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-07150/2022.
Eduardo Ramos – Da Redação