Estado divulga dados da dengue da 2ª semana de novembro

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) tem até esta quarta-feira (11.11), a notificação de 40.659 casos de dengue. Desse total, 1.151 foram notificados como casos graves da doença.
Foram registrados 42 casos de óbitos por dengue, sendo que 35 casos foram confirmados, 03 casos estão sob investigação e 04 descartados. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.
CUIABÁ – A Capital do Estado, Cuiabá, tem até o momento a notificação de 11.235 de dengue. Desses, 313 foram notificados como casos graves da doença. Foram registrados 13 casos de óbito por dengue em Cuiabá, sendo que 08 casos foram confirmados, 01 caso está sob investigação e 04 foram descartados.
VÁRZEA GRANDE – Em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 4.040 casos de dengue. Desse número 442 foram notificados como casos graves de dengue. No município, foram registrados 10 óbitos, sendo que 08 casos foram confirmados como dengue e 02 casos está sob investigação.
ÓBITOS NOS DEMAIS MUNICÍPIOS – Os municípios que tiveram óbitos confirmados até o momento foram: Curvelândia (01), Diamantino (01), Jaciara (01), Juara (01), Nova Mutum (01), Rondonópolis (02), Rosário Oeste (02), Sinop (05), Tangará da Serra (02), Tapurah (01), Aripuanã (01) e Água Boa (01).
O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 273,40% de notificações da dengue, se comparado com os períodos de Janeiro a 11 de Novembro de 2008 ao de Janeiro a 11 de Novembro de 2009.
Com o início das chuvas, o Estado volta a alertar para as medidas de prevenção. O alerta máximo é que a dengue é uma doença grave e mata. A melhor medida de prevenção é não deixar o mosquito nascer eliminando os criadouros.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Manter a caixa d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.

Fonte:SES MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo