Outubro Rosa mobiliza unidades de saúde e chega a Cadeia Pública Feminina

Até o final deste mês é celebrado nas unidades de saúde em todo o Brasil o Outubro Rosa, campanha que busca conscientizar as mulheres sobre a importância da realização dos exames de mama e Papanicolau. Em Rondonópolis, as unidades PSF Ypê, Monte Líbano, Globo Recreio e Luz D’Yara realizaram exames e ações de conscientização e prevenção nesta terça-feira (20).
Todo decorado por balões e fitas cor de rosa pelos funcionários, o PSF Ypê é uma das unidades da cidade que realiza os exames preventivos e recebe mulheres em grande número. Quem está à frente da campanha no PSF Ipê é a enfermeira Vivian Adelaria da Silva que – com o apoio do Departamento de Ações Programáticas – organizou um lanche e alguns brindes para oferecer a quem passa pelos exames.
“Também elaboramos, junto com voluntários da Unic, um pequeno folheto explicativo simplificado que ajuda a conscientizar sobre a importância de identificar cedo os dois tipos de câncer”, conta Vivian.
A respeito da procura de algumas mulheres pela cirurgia de remoção total das mamas como método de prevenção a esse tipo de câncer, Vivian disse que não é contra, mas que esta não deve ser a primeira opção. “O procedimento é bastante drástico e o tratamento, quando iniciado rapidamente, pode levar a ótimos resultados, inclusive sem a necessidade de remoção”.
Além de aprender a realizar o autoexame das mamas para não confundir um cisto benigno com um tumor, a responsável pela campanha no PSF Ypê indica às mulheres que realizem o exame de ultrassom (mamografia), realizado no Ceadas e agendado em qualquer unidade de saúde.
A enfermeira também participa de uma ação da campanha Outubro Rosa na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis na próxima quarta-feira, dia 28. “Acho interessante isso da unidade de saúde se deslocar para oferecer esse serviço de exame a quem não tem acesso, isso mostra que estamos expandindo nosso trabalho e a cidade está fazendo a sua parte”, destaca.
O procedimento de coleta de amostra no colo de útero é indicado para todas as mulheres sexualmente ativas, pois não só identifica prematuramente o câncer como pode diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis. Para realizar o Papanicolau é indicado comparecer a unidade de saúde fora do período menstrual e não ter relação sexual um dia antes do exame.