Energia elétrica vai baixar em MT

FONTE: REPORTAGEM PRIMEIRA HORA COM ASSESSORIA
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o índice de Reajuste Tarifário Anual da Energisa Mato Grosso, que valerá a partir do dia 08 de abril. O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de redução, com um índice de -0,38%. A tarifa para a maior parte dos clientes do estado, que são os residenciais, terá queda média de 2,22%. Já os clientes de alta e média tensão, como indústrias, terão um aumento médio de 3,43%. O Reajuste Tarifário Anual é um processo regulado pela Aneel, incluído no contrato de concessão da empresa.
A redução do valor médio do reajuste se deve a dois fatores principais. O primeiro é que parte dos custos já foi coberto pela Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), aplicada no início de março por quase todas as empresas de distribuição de energia do país, entre elas a Energisa Mato Grosso, em caráter de urgência. A RTE teve como objetivo reposicionar dois itens: a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e os custos com compra de energia no mercado. O segundo fator é a expansão do mercado consumidor no estado ocorrido nos últimos 12 meses, que cresceu 7,95%.
O quadro abaixo apresenta o efeito médio que será percebido pelos clientes entre os diferentes níveis de tensão (Baixa Tensão e Alta/Média Tensão).