Pacientes ostomizados recebem orientações sobre uso da bolsa de colostomia

A equipe do Centro de Reabilitação Nilmo Júnior vai reunir os pacientes ostomizados das cidades da região Sul do Estado para oferecer informações específicas e orientações sobre o uso da bolsa de colostomia. A coordenadora Darla Piato espera reunir cerca de cem pacientes, acompanhantes e cuidadores no encontro que acontece às 13 horas desta terça-feira (20).
Além das orientações aos pacientes, a equipe do Nilmo Júnior vai realizar também a capacitação dos enfermeiros que acolhem esses pacientes nas unidades básicas de saúde. O treinamento vai ser ministrado pelas enfermeiras Línea Regina Bueno e Janaina Barbosa Simões, na quarta-feira (21), às 13 horas, no auditório da Secretaria de Saúde.
Darla Piato lembra que o programa de ostomia era desenvolvido apenas em Cuiabá e foi descentralizado há cerca de um ano. Com isso, Rondonópolis que é cidade polo passou a ser responsável pelo atendimento de pacientes ostomizados dos 18 municípios sul-mato-grossenses. “Agora este programa funciona aqui no Nilmo Júnior e atende os pacientes da região”, explica.



