Secretaria de Saúde reforça segurança e pede solidariedade aos servidores de posto alvo de ataque

A Prefeitura de Primavera do Leste anunciou hoje uma série de medidas visando reforçar a segurança na Unidade de Pronto Atendimento e também nos postos de saúde da rede municipal. As ações foram tomadas após o ataque que deixou uma médica ferida e resultou na morte da Agente de Saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, na semana passada. Hoje (30) a médica Jaqueline Da Croce deixou a UTI, mas segue internada em quarto do hospital com quadro de saúde estável.
“Tomamos providências como a ampliação da Atividade Delegada que já está em vigência. A nossa UPA será atendida por policiais militares. Além disso, haverá aumento das rondas policiais nas outras unidades de saúde e o município deu início aos processos para a contratação de vigilantes e a implantação de câmeras nos postos de saúde”, disse a Secretária de Saúde de Primavera do Leste, Laura Leandra, em vídeo (veja abaixo).
A secretária voltou a negar que tenha ocorrido falhas no atendimento ao homem que realizou o ataque. Antonio Lima foi preso momentos depois e aparentemente estava em surto psicótico.
“(O ataque) Poderia ter ocorrido em qualquer lugar, na rua, numa escola ou até mesmo no ambiente familiar dele”, disse.
Ela explicou que Antonio tinha diagnóstico de transtorno mental e recebeu todos os atendimentos na rede pública de saúde, porém com baixa adesão (não tomava os remédios corretamente e ficou um longo período sem comparecer às consultas).
Em julho a Prefeitura de Primavera do Leste conseguiu uma vaga para interná-lo no Hospital Paulo de Tarso, em Rondonópolis, mas a família não acionou o Samu para fazer a transferência.
Laura disse ainda que a médica Jaqueline trabalha a sete anos na rede municipal e Regy Rouse atuava há mais de 15 anos. As duas eram consideradas servidoras exemplares e a equipe delas chegou a ganhar um prêmio no ano passado pela excelência no atendimento prestado à população.
SOLIDARIEDADE
A Secretária manifestou solidariedade à família de Regy Rouse e disse que todos estão rezando pelo restabelecimento da médica Jaqueline da Croce.
Conforme ela, a unidade de saúde permanecerá fechada nesta semana. Médicos e psicólogos estão auxiliando os servidores a superarem o trauma. Ela pediu que a população e a imprensa colabore evitando difundir notícias falsas e apoie os servidores neste momento.
“Já sofremos uma pandemia e os funcionários estão extremamente fragilizados. Gostaria que todos se colocassem no lugar da equipe e dos funcionários”.
Veja abaixo a íntegra do vídeo divulgado pela secretária de Saúde de Primavera do Leste.
Eduardo Ramos – Da Redação