GERAL

Palestras preparam profissionais para identificar violência contra idosos

Servidores públicos responsáveis pelo atendimento à Geração Melhor Idade devem saber reconhecer as alterações fisiológicas que representam risco na velhice e identificar a violência praticada contra o idoso. Esta é a proposta defendida pela equipe da Secretaria de Promoção e Assistência Social que iniciou na tarde desta quinta-feira (9) o ciclo de palestras para capacitar Agentes Comunitárias de Saúde – ACSs e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – Cras neste sentido.

Ana Maria Pereira da Silva – fisioterapeuta técnica da Secretaria de Saúde do Estado – SES abriu o ciclo com esclarecimentos sobre as alterações fisiológicas no envelhecimento que afetam a estrutura óssea e muscular e representam risco de queda. Ela explica que uma queda pode resultar na dependência do idoso, depressão e até morte. Na administração pública representa alto custo para a Pasta da Saúde.

Eliane Maria Esperandio que também é técnica da SES falou sobre a violência contra o idoso. Na palestra dirigida aos participantes, a fisioterapeuta alertou que muitas pessoas da Geração Melhor Idade são vítimas da negligência e do abandono. “A violência contra o idoso acontece com frequência. Por isso o profissional de saúde e de assistência social precisa saber prestar atenção para perceber os casos e notificar. Tem de se fazer com o idoso como se faz com a criança”, orienta.

Luzimary Aparecida de Souza e Jaqueline Gonçalves – nutricionista e educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf participaram do ciclo com palestras sobre alimentação saudável e qualidade de vida para todas as idades. A programação organizada pela gestora Sandra Regina Pereira, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e a equipe da SES, prossegue a partir das 7h30min desta sexta (10), no auditório da prefeitura de Rondonópolis.

O quê ? – Palestra sobre Violência conta o Idoso

Quando ? – Dia 10 de Outubro de 2014 – Sexta-Feira – 7h30min

Onde ? – Auditório da Prefeitura de Rondonópolis

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo