Defesa Civil deve enviar doações para Santa Catarina nesta sexta-feira

Cerca de 150 alunos do curso de soldado da Polícia Militar de Mato Grosso, nove voluntários e 10 bombeiros militares estarão nesta sexta-feira (05.12), a partir das 9 horas, fazendo a triagem das doações recolhidas pela Defesa Civil do Estado para as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Todo o material arrecadado, roupas, sapatos, lençóis, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, de higiene e outros estão sendo levados para o Clube do Corpo de Bombeiros militar, localizado no bairro Coopamil.
Segundo o coordenador da campanha em Mato Grosso e coordenador de Resposta Rápida à Acidentes da Defesa Civil no Estado, major Elton Guilherme Crisóstomo, a previsão é de que um primeiro carregamento com as doações arrecadadas no Estado saia de Cuiabá ainda na sexta-feira, no final da tarde, em direção a Santa Catarina. As doações serão levadas para as vítimas por via terrestre.
A estimativa do coordenador da Defesa Civil é de que cerca de 27 a 30 toneladas de doações tenham sido arrecadadas no Estado pelo órgão. De acordo com o major, outros segmentos que estão arrecadando donativos e, algumas das doações já foram enviadas para Santa Catarina. Alguns municípios como Sinop, por exemplo, que já encaminhou cerca de 10 toneladas de doações, está enviando mais donativos para a Defesa Civil. No caso de Sinop, mais 7 toneladas estão vindo para Cuiabá e serão levados às vítimas. Outros municípios como Barra do Garças, enviou cerca de 15 toneladas de doações, Dom Aquino, Santo Antonio do Leverger e outros estão encaminhando o material arrecadado para a Defesa Civil em Cuiabá.
A Defesa Civil do Município de Cuiabá também está arrecadando roupas, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza que serão levados para Santa Catarina pela Defesa Civil do Estado.
A Defesa Civil Nacional recomendou aos órgãos estaduais que façam um cadastro de voluntários. “Caso seja necessário, esses voluntários, de várias áreas, poderão ser convocados”, explicou o major Crisóstomo.
Para aquelas pessoas que querem fazer doações o coordenador disse que a prioridade são os gêneros alimentícios não perecíveis.
Em Cuiabá cerca de 56 pessoas, entre funcionários da Defesa Civil do Estado e voluntários treinados estavam trabalhando no recebimento das doações, organização e destinação das doações arrecadas em todo o Estado. Com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – além dos voluntários -, o coordenador espera encaminhar rapidamente as doações para Santa Catarina.
SECOM