GERAL

Bororos vão realizar assembleia inédita na próxima semana em Rondonópolis

A aldeia Tadarimana, sediada em Rondonópolis, vai sediar na semana que vem a Primeira Assembleia Boe Bororo de Mato Grosso. O evento será aberto na segunda-feira (23) e segue até o dia 27 com discussões sobre políticas indígenas e investimentos públicos voltados ao povo bororo.

Conforme o cacique Marcelo Koguiepa, são esperados cerca de 400 participantes representando a região de Rondonópolis e também as aldeias localizadas em Barra do Garças, Barão de Melgaço, Poxoréu e Santo Antonio do Leverger.

“O objetivo principal é nos organizar como etnia. Nossas comunidades estão muito separadas geograficamente e precisamos nos unir mais para lutar por nossos direitos”, explicou.

Entre os temas em debate devem ser priorizada questões relacionadas à saúde, educação, economia e práticas de desenvolvimento sustentável em terras indígenas.  

“Os outros povos estão mais organizados e tem conseguido avançar mais rapidamente nas conquistas nestas áreas. Esta assembleia será a  primeira em toda a história, mas, à partir dela, queremos definir uma agenda para garantir um diálogo permanente visando os interesses comuns do povo Boe Bororo”, disse Koguiepa à redação do Regional MT.

Além das discussões sobre a organização política, o evento também abrirá espaço para as manifestações culturais de cada aldeia.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo