PANORAMA POLÍTICO ED: 965


Ativa I A ex-primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Moraes, a Dona Neuma, está bastante animada para participar do processo eleitoral do ano que vem. Ela tem marcado presença em eventos, como a audiência pública sobre feminicídio promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a pedido da deputada estadual Edna Sampaio (PT). Neuma esteve no local, concedeu entrevistas e aproveitou a oportunidade para discursar.

Ativa II Falando em movimentação, a vereadora Kalynka Meirelles (PL) sinalizou que pode assumir a Secretaria Municipal de Saúde, caso seja oficialmente convidada pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL).
Ela confirmou que existe uma conversa extraoficial sobre o assunto e que ainda aguarda um chamado definitivo do gestor.

Ativa III Se a proposta se concretizar e Kalynka aceitar o desafio de comandar uma das pastas mais sensíveis da administração municipal, sua cadeira na Câmara será ocupada pelo suplente Reydner de Souza, também do PL. Reydner é sobrinho do ex-prefeito de Rondonópolis e atual secretário de Governo de Cuiabá, Ananias Filho, que hoje preside o diretório estadual do partido.
Ativa IV Kalynka não esconde de ninguém o desejo de disputar as eleições do próximo ano. Ela sinaliza que está disposta a ser candidata a deputada federal pelo PL. O problema é que, caso seja nomeada secretária, teria de renunciar ao cargo em abril para poder se candidatar.

Ativa V Apesar disso, o PL não deve abrir espaço para a vereadora disputar uma vaga. Na região, a sigla terá apenas uma candidatura definida para a Câmara Federal: a do atual deputado Rodrigo da Zaeli.
Entre as mulheres, o partido aposta na reeleição da coronel Fernanda e na ex-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli. Já a primeira-dama da capital, Samantha Iris, deve ser candidata a deputada estadual pelo PL.
Fonte: Da Redação