Crise faz vendas no Dia das Crianças caírem 9%, diz SPC/CNDL
Pelo terceiro ano seguido, as vendas relativas ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro caíram. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas a prazo entre os dias 5 e 11 de outubro recuaram 9,02% em comparação com 2015.
Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o resultado é consequência da crise econômica. “Com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado”, afirmou, em nota.
Ainda assim, a queda foi mais branda do que a registrada em outras datas neste ano, como Dia das Mães, quando a baixa foi de16,4%, e Dia dos Namorados, quando chegou a 15,23%.
"Os dados mostram que a retomada da confiança dos consumidores ainda não se refletiu, efetivamente, em aumento do consumo", disse a pesquisa. O Dia das Crianças costuma ser a segunda mais lucrativa para o varejo no segundo semestre.
Os presentes mais procurados neste ano foram roupas (42,8%), bonecos e bonecas (36,5%) e jogos educativos (24,8%). O gasto médio girou em torno de R$ 222.