23.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, maio 17, 2024

Parque Olímpico está 82% concluído a um ano das Olimpíadas do Rio 2016

Faltando um ano para os Jogos Olímpicos, a Prefeitura do Rio divulgou a porcentagem do andamento das obras das arenas esportivas, desde que os trabalhos começaram em 2013. As informações foram dadas, nos últimos dias, pelo prefeito Eduardo Paes, em coletiva de imprensa no Parque Olímpico, principal área de competições do Rio 2016, que está 82% concluído.

– Todas as obras estão no prazo, apesar de algumas terem um percentual muito baixo. As pessoas cobram muito isso da gente – disse o prefeito.
Obra menos adiantada do Parque Olímpico, o velódromo está 61% concluído. Construtora da obra, a Tecnosolo passou por recuperação judicial e foi notificada duas vezes pela prefeitura por atraso nos trabalhos. Segundo Paes, ela não está atrasada. Em entrevista ao RJ TV, o prefeito prometeu entregar o velódromo no máximo em 30 de junho.
– Ainda é uma preocupação, tivemos dificuldade no ajuste, mas está no prazo. Começou a entrar a cobertura. É o menor estádio do Parque Olímpico, com 5 mil lugares – disse.
O circuito de canoagem slalom, que era uma das maiores preocupações quando a prefeitura assumiu a obra no Complexo de Deodoro, com um ano de atraso, avançou muito bem e está 79% concluída.

– Era a nossa grande crise um ano e meio atrás. Apanhamos bastante.

Sobre o campo de golfe, que está 98% concluído, Paes não deixou claro se o evento-teste, que estava marcado para novembro, será adiado para o ano que vem a pedido da federação internacional para deixar a grama crescer mais. O prefeito ressaltou que a obra, que avançou em 58 mil metros quadrados do Parque Municipal de Marapendi, tratou-se de uma recuperação ambiental, já que a área estava parcialmente degradada.
O prefeito também ressaltou que dos R$ 6,6 bilhões de gastos nas arenas esportivas, 64% são da iniciativa privada e que metade dos equipamentos estavam prontos devido aos Jogos Pan-Americanos de 2007.
– Por isso que o Pan foi importante. Claro que tínhamos que fazer adaptações, como a pista de atletismo do Engenhão.

Assim como na apresentação do plano de legados na semana passada, nenhum representante do governo federal ou do Ministério do Esporte esteve presente.

Confira o percentual de algumas obras:

Parque Olímpico – 82%
Campo de Golfe – 98%
Centro Internacional de Transmissões (IBC) – 95%
Arenas Cariocas 1, 2 e 3 – 85%, 91% e 93%
Vila dos Atletas – 89%
Estádio Aquático – 81%
Centro Principal de Mídia (MPC) – 81%
Circuito de canoagem slalom – 79%
Pista de ciclismo de BMX – 79%
Hotel da mídia – 77%
Arena do Futuro – 74%
Centro de Tênis – 68%
Velódromo – 61%

Fonte: Ge

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO