25.9 C
Rondonópolis
sábado, maio 18, 2024

Pátio valoriza mulheres em seu secretariado

Um secretariado onde as mulheres estão em maioria e nos principais cargos estratégicos, é desta forma que o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) trabalhou na definição do primeiro escalão.

Para se ter uma ideia, na Saúde, Educação e no Sanear, onde estão os maiores orçamentos do município, o prefeito privilegiou as mulheres.
Na educação, o prefeito colocou a servidora de carreira e professora da rede, Carmem Garcia Monteiro; na Saúde, Pátio escolheu a também servidora de carreira Izalba Albuquerque. Originalmente ele foi colocada como adjunta, mas devido a demissão de Adolfo Grassi, no terceiro dia de mandato, o prefeito decidiu elevar Izalba ao cargo de secretaria. Grassi deixou o cargo devido a problemas com a justiça, ele foi acusado de estupro no final da década de 80 em Rondonópolis, quando era servidor público no município, na gestão J.Barreto.

Na secretaria de Assistente Social, Pátio escolheu Marcia Rotilli, que na primeira gestão do atual prefeito trabalhou na pasta que era comandada por Neuma de Moraes. Márcia também atuou na mesma secretaria em Primavera do Leste.

Na gestão de pessoas e administração, outra secretaria estratégica, Fernanda Pereira da Silva, será a comandante da pasta. Professora universitária, Fernanda tem experiência em gestão pública, pois foi secretaria de Planejamento na primeira gestão de Pátio.

Pátio também deu a missão para uma mulher comandar a secretaria de Infraestrutura, que é uma das maiores do município. A Infraestrutura terá à frente Nivia Calzolari que fez parte da equipe de engenharia da AMM e atuou também na CPI da Copa, na Assembleia Lesgislativa. Além de ter sido secretaria em Guarantã do Norte.
No governo, Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca, será a responsável pela pasta e pela interlocução entre o prefeito e secretários.

No Sanear, o comando vai ficar a cargo de Terezinha Souza Silva, que na gestão passada de Pátio também foi responsável pela autarquia. Terezinha chega com a missão de universalizar o esgoto no município e também manter a distribuição de água.
Os demais secretários de Pátio são: secretaria de Desenvolvimento Econômico: Milton Luiz de Araújo, o Mutum;Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo: Paulo José Correia;Secretaria Municipal Finanças: Rodrigo Lopes Silveira;Procurador Geral do Município: Anderson Flávio de Godói;Secretaria Municipal Transporte e Trânsito: Rodrigo Metello de Oliveira; Secretaria Municipal Meio Ambiente: João Fernando Copeti Böhrer; presidente da Coder: José Severino da Silva Neto; Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Jailton Nogueira e Cultura: Humberto de Campos.

REFLEXO

Se nos cargos de confiança houve um privilégio para as mulheres, o mesmo não pode ser dito nos cargos eletivos. Nas eleições passadas nenhuma mulher foi eleita no executivo e muito menos no Legislativo.

Apenas a jornalista Kalinka Meirelles ficou com uma das suplências na coligação e foi diplomada pela Justiça Eleitoral. A última mulher eleita em Rondonópolis foi em 2008 quando Mariuva Valentim Chaves venceu as eleições pelo PMDB e acabou cassada acusada de compra de votos.

Por Lucas Perrone
Especial para o Folha Regional

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO