GERAL

Pesca esta proibida nos rios de Mato Grosso

A parti do dia 05 de novembro ao último dia de fevereiro de 2009 a pesca estará proibida em todos rios que correspondem a bacia do Rio Paraguai, devido o início do período da piracema em Mato Grosso.- Época de reprodução dos peixes.

Segundo a diretora do Escritório Regional da Sema em Rondonópolis, Alessandra Machado Landgraf, quem não respeitar as regras vai ser punido. “È permitido apenas a pesca de subsistência sem uso de embarcação ou seja, apenas três quilos ou um exemplar. Quem for pego descumprindo a lei vai ser preso em flagrante ,os apetrechos de pesca apreendidos e vai responder na Justiça pela infração”,disse a diretora da Sema.

De acordo com Alessandra Machado, todo o comerciante deve fazer a declaração de estoque até o dia 07 de novembro. “Esta declaração se baseia em quantos quilos de pescado no estoque do comerciante, a espécie e outros”, explica.
Durante o período esta ainda proibido a circulação de qualquer embarcação nos rios com ressalva para aquelas de transporte de travessia, com prévia autorização do Juvam.

A fiscalização dos rios em Rondonópolis e região Sul será feita por fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, Juizado Volante Ambiental – Juvam, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Ibama e Polícia Militar.

Roberto Nunes
Da reportagem

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo