AGROPECUÁRIA

MT cria centro de comercialização de produtos da agricultura familiar

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), inaugurou nesta quarta-feira (24) a central de comercialização da agricultura familiar, em Várzea Grande, município vizinho a Cuiabá. Os governos estadual e federal investiram R$ 3,6 milhões no empreendimento, com objetivo de estimular o consumo e a produção de produtos regionais. Maggi afirmou que a central de abastecimento em pouco tempo vai se transformar no principal canal de comercialização, reunindo os pequenos produtores da agricultura familiar e os consumidores, por meio dos supermercados e de outras redes de distribuição.
Um levantamento feito em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social mostrou que 67% das frutas e 42,7% das verduras consumidas em Mato Grosso eram, na época, provenientes de outros Estados.
Segundo o secretário-adjunto da Agricultura Familiar da Seder (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural), Jilson Francisco Silva, a central vai atender todos os municípios do Estado. "Cada município terá um espaço que deverá atender aos 1.200 pequenos produtores já cadastrados. Existem produtores com tecnologia, produção de escala, e a tendência é que eles comecem trazer a sua produção de maneira mais organizada à central de comercialização", declarou.
Silva anunciou que, em breve, serão feitos leilões semanais ou quinzenais de produtos, diretamente dos agricultores para os atacadistas.
Fonte: CAMPO NEWS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo