Evandro Santos defende imprensa livre, séria e destaque às boas notícias

A importância da imprensa e a história da comunicação em Rondonópolis foram os temas principais da entrevista concedida ontem (07) pelo jornalista e empresário Evandro Oliveira dos Santos, diretor do grupo Folha Regional, ao programa ‘Direto ao Ponto’ – exibido no MT News Web TV. A entrevista marcou ainda a celebração do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado também nesta terça-feira.
Evandro falou sobre a evolução técnica dos veículos de comunicação e destacou a importância da liberdade do exercício profissional para o desenvolvimento da sociedade. Ele lembrou que esta liberdade envolve também muita responsabilidade, situação que ganhou relevância com o surgimento da internet e das redes sociais.
“O profissional jornalista e as empresas de comunicação têm um compromisso com a informação de qualidade. Com o advento da internet houve uma democratização desse processo, mas temos também a grande problemática das fakenews, das mentiras, das invenções” destacou.
Ele pontuou que a imprensa tradicional também comete erros, mas quando isso ocorre o prejudicado tem como recorrer e os veículos fazem a correção.
“A função do jornalista e do órgão de comunicação sério é desmistificar a mentira. Hoje o profissional muitas vezes precisa ficar peneirando as notícias, para que a verdade chegue ao cidadão. Então tivemos o lado bom da rapidez da informação (com a internet), mas também temos esse malefício das fakenews”.
MEMÓRIA
Na conversa com o apresentador Ubaldo Tolentino de Barros, Evandro falou também da importância de pioneiros da comunicação em Rondonópolis. Citou empresários como Carlos Daltro e B. Cunha, ambos já falecidos e responsáveis, respectivamente, pelos jornais Correio do Leste e Folha de Rondonópolis, e também Samuel Logrado que hoje dirige o jornal A Tribuna, criado há 52 anos pelo também pioneiro Aroldo Marmo de Souza.
Ele destacou o papel de jornalistas como Waldemar de Oliveira, Denis Maris, João Batista e outros profissionais que tiveram destaque nos primórdios da imprensa rondonopolitana.
Evandro também revelou que pretende fazer a digitalização do acervo do Correio do Leste, com publicações que remontam a década de 1970, e do próprio Folha Regional, para que as novas gerações possam conhecer mais sobre as personalidades e o processo de desenvolvimento do município.
TRAJETÓRIA
Durante a entrevista Ubaldo Tolentino também fez questionamentos sobre a trajetória do comunicador. Evandro contou que é filho de uma família humilde, da região do bairro Cascalhinho, e que começou a trabalhar ainda criança – primeiro como vendedor de picolés e engraxate e, a partir dos 10 anos, como auxiliar de uma gráfica.
“Trabalhava com linotipo e aprendi muito. Ali nasceu minha paixão pela imprensa”, revelou.
Sobre as ações que desenvolve há mais de 20 anos na mídia impressa e agora também nos meios online, Evandro afirmou que orienta sua equipe a destacar notícias positivas.
“Durante muito tempo agíamos como os outros veículos. Mas um dia fui tocado por aquele ensinamento bíblico que nos convida a ‘levar a boa nova’. Entendi isso como levar a boa notícia e desde então temos procurado priorizar a cobertura de aspectos positivos da sociedade. Isso cativou muitos leitores, empresários, à sociedade de uma forma geral”.
Ele citou como exemplo o destaque dado aos investimentos privados que estão transformando positivamente a Rua José Barriga e também obras realizadas pelo Poder Público visando melhorar a infraestrutura e a vida dos rondonopolitanos.
“A Rua José Barriga, que tinha um contexto sombrio, hoje vive outra realidade. Temos também a inauguração de obras públicas como a Avenida Beira Rio, escolas e praças que elevam a cidade a outro patamar. Claro que temos problemas, mas não dá para ficar olhando apenas as coisas ruins. Nossa cidade tem muita coisa a melhorar, mas há também coisas boas acontecendo e precisamos mostrar isso”, concluiu.
Eduardo Ramos – da Redação