25.5 C
Rondonópolis
quarta-feira, maio 1, 2024

Plantio da soja é lançado em Sorriso pelo governador Silval Barbosa e o ministro da Agricultura

Com uma produção de soja que chega a dois milhões de toneladas por safra, o município de Sorriso lançou, nesta segunda-feira (24), o plantio da soja – safra 2012/2013 – com a presença do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho. Para o governador do Estado, Silval Barbosa, esse é o reconhecimento da liderança de Mato Grosso e a oportunidade de apresentar as demandas do Estado para que tal crescimento continue.

Silval destacou a importância da realização do evento em Sorriso, cidade conhecida como a capital do agronegócio e a que mais produz grãos individualmente no Brasil. Para o governador, grande parte desse sucesso se deve aos produtores da região, que possuem capacitação e dominam a tecnologia de produção.

“É muito forte a simbologia do lançamento do plantio em Sorriso, o município que mais produz. Para nós, isso mostra mais uma vez tudo o que o Estado significa para o Brasil. Contribuímos em 2011 com mais de 32% do superávit da balança comercial. Temos a nossa importância e Sorriso merece o título de capital nacional do agronegócio, assim como merece toda essa região, seleiros de produção como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Verde, Primavera e também a região do Araguaia”, frisou o chefe do executivo estadual.

Para o Mendes Ribeiro Filho, o Brasil está vivendo um novo momento na agricultura, com um grande e importante plano safra e recorde na produção de grãos. “Estou em um lugar extremamente produtor. Como vocês acham que eu posso estar, em Sorriso, numa situação como essa? Extremamente feliz”, reforçou o ministro.

O presidente da Aprosoja-MT, Carlos Favero, lembrou da importância de receber o ministro “in loco”, para que ele veja o tamanho da produção, a organização do Estado, além de receber as demandas do setor. “Nenhum outro estado do Brasil tem um crescimento na agricultura tão grande. A presença do ministro é uma forma de reconhecimento e também a oportunidade de apresentar nossas demandas”, pontuou.

A solenidade contou com a participação da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa; do secretário de Estado de Agricultura, Carlos Milhomen, além do presidente a Aprosoja Brasil, Gláuber Silveira, e do presidente da Famato, Rui Prado. Também estavam presentes o chefe-geral da Embrapa, João Flávio Veloso; o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz; e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Neiva Dalla Valle.

Fonte:SECOM/MT (cred.foto Edmilson Aguiar)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO