Oficina de Corte de Cabelos é oferecida gratuitamente em Rondonópolis

Na tarde desta quarta-feira (24), o prédio da Unisal abrigou o terceiro dia da oficina de ‘Corte de Cabelos’, evento que compõe o projeto ‘Mulheres Empreendedoras’ promovido pela Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis em parceria com o Governo Estadual.
Mais de 20 alunos aprendem as primeiras noções para cortes de cabelo feminino e masculino durante os 15 dias de curso. Iranildes dos Anjos Moura, 38 anos, é a cabeleireira e responsável pela oficina. “A missão desse curso é orientar estas pessoas, ajudar a encontrar uma profissão. A gente passa dois dias só trabalhando teoria, abordando ética profissional, como atender um cliente para depois abordar o básico de como manusear a tesoura e outros equipamentos”, diz.
Adriana Fernandes Costa é moradora da região, tem 23 anos, e pretende se profissionalizar em corte, químicas e design de sobrancelhas. Atualmente, Adriana está desempregada e procurou o curso para aprender o básico e começar a ajudar seu marido a sustentar os três filhos. Ela pretende abrir um pequeno salão para atender suas vizinhas e amigas mais próximas, ajudando um pouco no orçamento da casa. “Eu já tenho lavatório, alguns equipamentos, agora falta só aprender e garantir o certificado”.
Quem também está empolgado com a ação da prefeitura no bairro é Sebastião Surubim, presidente da Associação dos Moradores da Região Salmen. De prontidão em frente ao prédio da Unisal, Surubim acompanha atentamente as atividades promovidas pela administração municipal. “Muitos moradores precisavam de curso aqui na região. No ano passado, com os cursos promovidos foram mais de 100 pessoas que fizeram curso aqui e, este ano, com mais investimento, vão acontecer muitas outras oficinas semelhantes, como a de corte e costura”, conclui.
Dezenas de outras oficinas são oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – Cras da cidade. Quem quiser participar das atividades precisa procurar a unidade mais próxima ao bairro onde mora e fazer a inscrição. Os cursos são gratuitos, há entrega de certificados e menores de idade também podem participar com a supervisão de um adulto.