POLÍTICA

Prefeito Cláudio Ferreira pode tentar quebrar escrita histórica em Rondonópolis

Nenhum prefeito no exercício do mandato conseguiu eleger a esposa para cargo legislativo; Alessandra Croco Ferreira pode ser candidata em 2026

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), pode tentar quebrar uma escrita histórica caso confirme a candidatura da primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Croco Ferreira, a deputada estadual nas eleições do ano que vem.

Até hoje, nenhum prefeito do município, enquanto estava no exercício do mandato, conseguiu eleger a esposa.

Tentativas anteriores

Em 2002, o então prefeito Percival Muniz lançou a ex-primeira-dama Ana Carla Muniz para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela obteve 19.129 votos, ficando na primeira suplência do PPS, apenas 756 votos atrás de João Malheiros, que ficou com a cadeira. Apesar de não ter sido eleita, Ana Carla chegou a assumir o mandato em razão de licença concedida a Carlos Brito.

Nas eleições de 2022, foi a vez do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio lançar a esposa, Neuma de Moraes, como candidata a deputada federal. Ela foi a mais votada em Rondonópolis, com 29.614 votos, e alcançou 44.931 votos no total. Mesmo assim, não conquistou a vaga, já que o PSB não atingiu o quociente eleitoral necessário.

Exceção histórica

Um caso à parte é o da ex-primeira-dama Teté Bezerra, eleita deputada federal em 1994, pelo MDB. No entanto, naquela eleição, o marido dela, o ex-prefeito Carlos Bezerra, já havia deixado o cargo. Ele renunciou no início de 1994 para disputar uma vaga no Senado Federal, sendo eleito no mesmo pleito.

Desafio de 2026

Agora, resta saber se Cláudio Ferreira conseguirá quebrar essa tradição política e eleger Alessandra Croco Ferreira, caso a candidatura seja oficializada pelo PL ou por outro partido.

Fonte: Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo