José Medeiros parabeniza matemático brasileiro ganhador de prêmio científico na França

Brasília – Em pronunciamento nesta terça-feira (07.06), o senador José Medeiros (PSD-MT) parabenizou o matemático brasileiro Marcelo Viana, ganhador do Grande Prêmio Científico Louis D, o principal do gênero na França. “Esse prêmio é para ser comemorado até mais do que uma medalha olímpica, porque, isso sim, é um ganho inenarrável para o nosso País. O Brasil se destacar, principalmente no campo da matemática, na ciência, é mostrar à população que o país está caminhando para o rumo certo”, destacou.
Marcelo Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a área de estudo que rendeu a ele a premiação é a de sistemas dinâmicos, que são equações que descrevem intervenções em ambientes, como por exemplo, previsões meteorológicas.
José Medeiros aproveitou a ocasião para cobrar mais investimentos no ensino da matemática, concordando com declaração feita por Marcelo Viana de que no Brasil há um grande atraso no ensino dessa disciplina. “Espero que o governo brasileiro volte o seu olhar para o campo da tecnologia e da pesquisa, valorizando principalmente a importância do pesquisador em todos os campos e áreas”, observou.
O senador lembrou, durante sua fala, a tramitação do Projeto de Lei nº 25/2016, para transformar os anos de 2017 e 2018 como o biênio da Matemática. A proposta tem como relator o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) na Comissão de Educação (CE). “O projeto deve ajudar a mudar o panorama de ensino e de como as pessoas veem a Matemática. Peço aos nobres pares celeridade para que esse projeto chegue o mais rápido possível a este plenário, para que possamos aprová-lo”, frisou.
Telefonia – Na manhã desta terça-feira, durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), com a participação do ministro das Comunições e de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, José Medeiros criticou as pretensões das empresas de telefonia móvel em adotar um sistema de franquias diferenciadas na prestação de serviços de internet banda larga.
Em resposta, o ministro Kassab disse em relação a este assunto que “buscar a universalização da internet, com um amplo acesso facilitado para todos, é mais que uma prioridade minha, é uma prioridade manifestada pelo próprio governo federal”.
Banco Central – José Medeiros participou ainda da sabatina de Ilan Goldfajn, indicado do presidente Michel Temer para o comando do Banco Central do Brasil. Ele teve seu nome aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e agora será apreciado pelo Plenário da Casa.
Na sabatina, Medeiros expôs a dificuldade orçamentária que vivem os governadores do Brasil, sobretudo por estarem “amarrados” com a dívida que os estados têm com a União, ressaltando a responsabilidade do BC. “Hoje, o indicador que aponta se uma gestão vai ou não bem nos estados é se consegue pagar a folha. Óbvio que isto é muito pouco. Isto vai acabar caindo sobre sua pasta, até porque o próprio STF ‘tirou o corpo’ desta briga”, enfatizou.
Assista ao vídeo com o discurso do senador: https://www.youtube.com/watch?v=k9vuuVzML1g