Contagem populacional está encerrada em Mato Grosso

A fase de coleta de dados do Censo Populacional 2010 terminou em Mato Grosso. Os dados estão sendo processados pelo órgão e a expectativa é de que a população mato-grossense atinja 3.022 milhões de habitantes. O problema é que uma parcela da população ficou de fora do levantamento.
De um universo estimado de 909.603 mil residências, ficaram de fora do levantamento 21.764 mil moradias em todo Estado, o equivalente a 2,39% do total. Essas residências foram consideradas fechadas pelo órgão. Segundo o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Mato Grosso, Deovaldo Benedito de Souza, o instituto, neste caso, trabalha com a técnica da imputação.
A parte restante que não foi entrevistada durante o censo será aferida pela multiplicação da média estadual de moradores em cada residência, que é de 3,3 pessoas pela quantidade de moradias não recenseadas. O número chega 65.292 mil pessoas que não responderam aos questionários. Ainda de acordo com o IBGE, cada município possui uma média de moradores por residência, o que significa dizer que essa marca ainda pode sofrer alterações até o final da contabilização dos dados, marcada para ocorrer até o domingo das eleições.
Em Mato Grosso, a situação da apuração dos dados do censo está na normalidade. O estado divide com Goiás a 12ª posição, com 98,5% dos dados apurados. Bahia (92,78%), Distrito Federal (94,6%), Minas Gerais (95,31), Rio de Janeiro (95,31%) e Ceará (95,31) são os estados mais atrasados até o momento.
De acordo com a coordenadora operacional do Censo, Milani Chaves, uma residência é considerada fechada por “não ter morador quando o recenseador passou para fazer a entrevista, quando não foi encontrado por algum motivo ou ainda se recusou a fazer a coleta de dados”, esclarece.
Neste ano, o Instituto inovou ao possibilitar envio de informações via internet, porém, poucas pessoas utilizaram o sistema. O IBGE ainda não sabe quantos questionários foram preenchidos na nova modalidade em todo Estado. Em Cuiabá, apenas 87 pessoas utilizaram o sistema. “O número é baixo porque, quando as pessoas se esqueciam de enviar as informações, o recenseador acabava fazendo a coleta in loco”, salienta a coordenadora. O envio de dados via internet terminou no último dia 15.
Até domingo, o IBGE vai transferir para um sistema todas as informações coletadas, que ainda são consideradas preliminares, uma vez que os prefeitos de cada município terão 20 dias para apresentar recursos devidamente fundamentados ao órgão, caso haja alguma discrepância. No Diário Oficial que circula na próxima segunda, serão divulgados todos os dados do censo. A fatia do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – que utiliza do quantitativo populacional para efetuar os repasses – será divulgada apenas no dia 27 do próximo mês, segundo o IBGE.
Fonte;ExpressoMT