Prefeito recebe ciclistas e se coloca como parceiro da classe

Responsável pela criação da única ciclovia da cidade, localizada na Avenida Bandeirantes, durante sua primeira passagem pela chefia do Executivo (98 à 2004) e dentro da atual gestão marcado pela criação de uma ciclofaixa, instalada em quase toda extensão da Avenida Presidente Médici, o prefeito Percival Muniz oficializou, em reunião com ciclistas nesta terça-feira (17), que é incentivador da prática esportiva e que lutará junto a categoria na busca por novos investimentos e estruturas específicas para a modalidade em Rondonópolis.
Na visão de Percival, o incentivo ao aumento da prática do ciclismo faz parte de uma visão moderna de concepção de cidade. “Certamente estamos falando aqui de saúde pública e o Município, Estado e União reduzirão seus custos com atendimentos em hospitais e medicamentos a partir do momento que a população começar a adquirir com naturalidade os hábitos saudáveis”, avaliou Percival.
Os ciclistas solicitaram o apoio político do prefeito pela cobrança da bancada parlamentar rondonopolitana, em Cuiabá e Brasília, por recursos que possam ser aplicados para a finalidade. “Eles argumentaram que existem dois trajetos que seriam os principais, por motivo de grande número de esportistas que praticam o ciclismo lá e por características de terreno, que seria a margem da MT 270 e a Júlio Campos, do trajeto que vai desde a rotatória do shopping, até a do Anel Viário. Na MT 270, é necessário fazer uma obra de drenagem primeiramente, que não ficaria tão cara assim, daí já se criaria uma terceira faixa destinada exclusivamente aos ciclistas. A prefeitura pode entrar como parceira, mas não tem como custear a obra. Mas serei mais um a cobrar nossos senadores e deputados por emendas”, confirmou Percival.
O prefeito aproveitou a oportunidade para expor ao grupo dois projetos ambientais que devem contemplar a categoria: o parque da Alegria, onde ficará o sambódromo e uma estrutura que aliará o verde com lagos já existentes em um terreno que fica entre a ponte sobre o Rio Vermelho da BR 364 e a outra no fim da Avenida Marechal Rondon. O segundo e mais próximo de virar realidade é o Parque da Seriema, ou Parque do Sossego, um projeto amplo de preservação, lazer e esporte que abrigaria uma área correspondente a 30 hortos municipais. “No Parque do Sossego vamos ter uma ciclovia de 5.120 metros, que vai se cruzar a Avenida Beira Rio, que já temos recursos para fazer com o Programa de Aceleração de Crescimento – PAC. Vai ser um local inspirador até para quem ainda não pratica, a começar a praticar o ciclismo”, garantiu Percival.
O empresário Roberto Shimada, um dos principais incentivadores da prática do ciclismo na cidade, agradeceu o engajamento do prefeito na causa e disse que o investimentos em terceiras faixas, onde é possível, pode ser inclusive a solução para problemas de mobilidade em situações pontuais. “Criando uma terceira faixa na MT 270 seria uma maneira de dar fluidez para o trânsito na época da Exposul, por exemplo. Nos 10 dias da feira, os ciclistas não andariam nela e os motoristas e motociclistas teriam mais fluidez para ir para lá. Mas estamos muito contentes com o reforço do Percival em nossas cobranças. Só dele parar suas atividades, que são muitas, para nos atender já demonstra que ele entende a importância social deste esporte”, elogiou Shimada.