POLÍTICA

Quase 20 mil pessoas devem eleger amanhã a nova reitoria da Unemat

Termina oficialmente hoje (31) a campanha eleitoral das chapas que disputam a reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Três chapas se inscreveram e os eleitos cumprirão mandato de quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2023 até o dia 31 de dezembro de 2026.

Conforme a Unemat, 19.718 eleitores estão aptos a participar da eleição nesta quarta-feira. Serão colocadas 63 urnas em 39 municípios mato-grossenses, incluindo Rondonópolis. A votação será das 9h às 22 horas. O resultado preliminar deve ser divulgado na quinta-feira (02/06) 2 e o resultado definitivo será conhecido no dia 8 de junho. Os representantes eleitos tomarão posse no dia 16 de dezembro. 

O voto é paritário, direto, livre e secreto. Podem votar os servidores docentes e os profissionais técnicos da Educação Superior efetivos e os alunos, matriculados e ativos, dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Não votam os servidores que estejam em gozo de licença para interesse particular, atividade política e os aposentados.

Cada eleitor terá direito a apenas um voto, independente da quantidade de vínculos com a Unemat. Não é permitido voto em trânsito, exceto nos casos previstos no artigo 24 do Edital. Voto por procuração também não será admitido. 

CANDIDATOS

Veja abaixo uma breve descrição das chapas, com o histórico resumido dos candidatos que disputam a reitoria.

A Chapa 1: Mais coragem, mais Unemat é liderada pelo professor Roberto Alves de Arruda e traz como vice-reitora a professora Rinalda Bezerra Carlos. A Chapa 1 foi registrada no dia 4 de abril, com a presença dos membros da chapa e de alunos, professores e técnicos que os apoiam.

O Prof. Dr. Roberto Arruda completa 34 anos de Unemat, iniciando em 1988 como aluno. Foi líder estudantil em 1989 e professor interino entre 1998 e 2006. Em 2006, efetivou-se como professor no Câmpus de Juara, onde foi coordenador do curso de Pedagogia.

Arruda tem participações no Conepe, Consuni, Colegiado de Curso, NDE, assessor pedagógico do Câmpus de Sinop, coordenador do Observatório de Políticas Públicas, sendo que, neste mesmo câmpus, foi DPPF e atualmente é coordenador pro tempore do curso de Letras. Ministra na Pedagogia a disciplina de Políticas Públicas e Educação, é líder do grupo de pesquisa Rede PPPEFH, coordena o projeto de extensão Cantasol, pesquisador associado do LPP da Uerj.

A Chapa 2: Unemat viva: Sociedade, educação com ciência é liderada pela professora Vera Lúcia da Rocha Maquêa e tem por vice-reitor o professor Alexandre Gonçalves Porto. A Chapa 2 foi registrada no dia 6 de abril.

Concursada na Unemat em 1994, Vera Lúcia atua na graduação, pós-graduação (ProfLetras/Cáceres e PPGEL/Tangará da Serra) e coordena projeto de pesquisa. Licenciada em Letras (Unemat), Especialista em Literatura Brasileira (PUC-MG), mestra em Literatura Brasileira (UFPR) e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (USP), realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa, pós-doutorado na Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris 3 e, recentemente, na Universidade Lumière Lyon 2, França.

Em gestão, foi pró-reitora de Ensino e Extensão (Preex), Extensão e Cultura (Proec), Ensino de Graduação (Proeg), presidente da Comissão de Concurso Docente (2012) e membro da Comissão do Congresso Universitário.

Na Chapa 3: Unemat transparente, autônoma e inclusiva, o professor Celso Fanaia Teixeira lidera a chapa, que tem como vice-reitor o professor Nivaldo Teodoro de Mello. A Chapa 3 foi registrada no dia 12 de abril.

Celso Fanaia é professor da faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unemat em Cáceres desde 1994. Exerce o 4º mandato como coord. do curso de Matemática, é cons. do Consuni e está no 2º mandato como membro do Colegiado Regional do Câmpus. Graduado em Ciências (Iesc) e Matemática (Fucuc), especialista em Modelagem Matemática (Unicamp), mestre em Física Experimental (UFMT) e doutor em Ciência Política (Uerj/Iesp), foi assessor p/ coordenar o câmpus de Cáceres (1999/2000); sec. de Educação de Cáceres (2001/2004); vice-pres. do Fundef/Fundeb/MT (2002) e da Undime/MT (2001-2002); vereador em Cáceres (2009/2012); coord. do curso de Física da UAB/Dead (2013/2014); pró-reitor de Assuntos Estudantis (2017/2018).

 

Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Unemat)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo