22.7 C
Rondonópolis
sábado, maio 18, 2024

Prefeitura entrega na próxima semana último compromisso da Travessia Urbana

Depois de quatro anos de muitas discussões, problemas, readequações, paralisação e retomada da obra da Travessia Urbana, a prefeitura de Rondonópolis cumpre até semana que vem o último compromisso da administração municipal. Segundo o secretário de infraestrutura (Sinfra) Argemiro Ferreira até quarta feira (23.10) será executado o projeto de iluminação da passagem inferior da Vila Mamed.

A travessia é parte de um convênio firmado entre a prefeitura de Rondonópolis e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2009, no valor de R$ 54 milhões. As obras têm pouco mais de 13 quilômetros e são de responsabilidade do Governo Federal, já que é uma rodovia federal e a prefeitura entrou com a contrapartida de 5% do valor total do investimento.

Pouco depois de assumir a prefeitura, Percival Muniz avaliou o andamento da obra e os problemas estruturais no pavimento e chegou a anunciar a que entregaria a obra para o Dnit, mas voltou atrás da decisão ao analisar que com a saída da prefeitura o processo de conclusão seria mais moroso, então resolveu enfrentar e solucionar o problema.

O projeto total envolve obras em 13,4 km das BRs 163 e 364 e prevê a reabilitação do pavimento e adequação da capacidade do km 197 até km 210. Esse trecho vai da ponte do córrego Lourencinho até o posto da Polícia Rodoviária Federal, além de obras complementares como a passagem inferior que liga a Vila Mamed ao bairro Boa Esperança.

Agora o município cumpre com a última obrigação que são as adequações da passagem inferior da Vila Mamed. “No início dessa semana foi entregue o projeto de iluminação da passagem, nesta quarta-feira (16.10) os técnicos começaram a execução do projeto e até a próxima quarta- feira (23.10) estará tudo pronto”, explica Argemiro Ferreira, Secretário da Sinfra.

Depois de concluído o trabalho, Percival Muniz afirmou que a administração municipal vai iniciar os procedimentos de devolução da obra para o Dnit. “O município está disposto a ser parceiro, acompanhando, cobrando e ajudando no que for possível, mas quem tem recursos suficientes tanto técnicos como humanos é o Dnit”, disse o prefeito.

Novas Adequações

Durante visita do Dnit no início dessa semana em Rondonópolis, o prefeito Percival Muniz fez várias solicitações de readequações do Projeto da Travessia Urbana, entre elas, três novas passagens inferiores, semelhantes a da Vila Mamed: uma na entrada do Distrito Industrial Maria Vetorasso, acompanhado de uma larga interseção na superfície de mais de 200 metros de extensão; uma segunda passagem 40 metros acima da ponte do Rio Vermelho, para dar acesso ao distrito industrial Augusto Bortoli Razia, e um terceiro acesso subterrâneo no final da Avenida Arapongas. A inclusão de outra grande rotatória nas proximidades do Distrito Boa Vista, onde se tem acesso à MT 040, sentido Fátima de São Lourenço.

O prefeito de Rondonópolis esboçou tudo o que imagina ser necessário alterar e encorpar na travessia. A principal preocupação do gestor, agora pensando estritamente no planejamento interno da cidade, é o de dar opções de trafegabilidade aos condutores de lado a lado da BR que corta a cidade, sem ter de atravessá-la.

O diretor executivo do Dnit, Tarcísio Gomes de Freitas analisou as solicitações e disse entender que o projeto da travessia urbana, que é de 2009, precisa ser modernizado, até porque a necessidade atual já é outra.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO