POLÍTICA

Prefeitura entrega PDI ao Tribunal de Contas/MT

O prefeito Percival Muniz, juntamente com o vice-prefeito Rogério Salles, entregou nesta quinta-feira (10), ao presidente do TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso), José Carlos Novelli, o PDI (Plano de Desenvolvimento Estratégico Integrado) de Rondonópolis, que estará norteando as ações dos gestores até 2023. A entrega ocorreu durante reunião, em Cuiabá, com representantes de outros cinco dos 20 municípios do Estado que também aderiram ao PDI do TCE.

O PDI é uma ferramenta onde estão elencadas as principais necessidades do Município, as metas e as estratégias para alcançá-las. Para o prefeito Percival Muniz, o planejamento das ações é importante para uma boa gestão e a parceria com o TCE-MT é fundamental.

“A elaboração do PDI foi uma parceria valiosa e que vai ajudar a fazer o dia a dia da administração sem perder as grandes mudanças que nós desejamos fazer na cidade. Este foi um passo grande que o Tribunal deu na direção de modernizar a relação dos municípios com o órgão fiscalizador", avaliou o prefeito Percival, ressaltando que o PDI será uma ferramenta que contribuirá para se garantir a efetividade das políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos rondonopolitanos.

Ele acrescentou, ainda, que o plano foi uma oportunidade para se pensar, discutir e planejar de forma coletiva e estratégica o futuro de Rondonópolis. “Foi desenvolvido um plano estratégico a médio e longo prazo, no qual a cidade foi pensada a partir da situação atual e com metas estabelecidas apontando onde podemos e queremos chegar”, frisou Percival.

No Plano de Desenvolvimento Estratégico de Rondonópolis foram estabelecidos metas e objetivos para todas as áreas. O PDI foi desenvolvido pela equipe da prefeitura de Rondonópolis, sob a coordenação do vice-prefeito Rogério Salles, com a orientação do TCE-MT.

“Produzir com o TEC-MT o planejamento estratégico foi um aprendizado e ajudou a adequar o que foi discutido durante a campanha eleitoral com a realidade da nossa comunidade”, comentou Rogério Salles. Ele lembrou que o PDI foi elaborado de forma a prevenir problemas futuros, com o estabelecimento de metas, que serão mensuradas e acompanhadas anualmente.

O presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, parabenizou a equipe e gestores que atuaram na elaboração do PDI. “Esta será importante ferramenta que dará um norte às administrações municipais pelos próximos dez anos. Nossa missão foi e será sempre orientar e apoiar os prefeitos a alcançarem os objetivos traçados”, disse.

Elaboração – A Prefeitura de Rondonópolis assinou o termo de adesão ao PDI e passou a receber o apoio e orientação técnica (consultoria) do TCE-MT, de forma totalmente gratuita, para desenvolvimento de um Plano Estratégico de longo prazo, para o período 2013-2023.

Para concluir o PDI, desde fevereiro deste ano várias reuniões foram realizadas para definir as propostas de cada Secretaria, todas em consonância com o Plano de Governo da atual administração e as demandas da sociedade, que foram apresentadas através dos Conselhos Municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo