GERAL

Prefeitura homenageará colaboradores históricos do município com honraria máxima de Nova Mutum

A Prefeitura de Nova Mutum (MT) realiza na noite da próxima sexta-feira, 14, a primeira cerimônia de entrega da honraria “O Semeador”. O evento que acontecerá no Sindicato Rural, contará com autoridades locais, familiares dos homenageados e convidados. A programação fecha as comemorações alusivas ao 30º aniversário da emancipação político-administrativa de Nova Mutum.

Nove notáveis personalidades, que atuaram e auxiliaram diretamente no desbravamento, primeiras funções públicas e criação de símbolos oficiais de Município receberão a honraria máxima do município.

A Honraria foi instituída pela Lei Municipal nº 1914 de 07 de setembro de 2015, que autorizou o chefe do poder Executivo Municipal a criar o prêmio, bem como também instituiu a figura do “Semeador" como Estátua Símbolo do Município, pois “ela possui idêntica identidade com os desbravadores desta cidade, onde aqui lançaram as suas sementes, com a confiança de que há uma terra fértil, e que apesar de qualquer dificuldade mantém crescimento e desenvolvimento estável” diz a Lei.

HOMENAGEADOS

Os notáveis que compõe a estrita lista de homenageados, em ordem alfabética, são:

Alaor Antonio Zancanaro, pioneiro e integrante dos primeiros desbravadores. Alcindo Uggeri, pioneiro, integrante da equipe pro – emancipação do município. Alfredo Cristiano Horn, primeiro, vereador na década de 80 ainda quando Nova Mutum era distrito do município de Diamantino.

Claudio Luiz Perin, autor do Brasão do Município, símbolo oficial.

Francisco Pinardi de Moraes, pioneiro, desbravador, primeiro vice-prefeito de Nova Mutum e recente doador de expressiva área onde será instalado um novo Parque Industrial.

Frederico Ribeiro Krakauer, neto do pioneiro e desbravador José Aparecido Ribeiro (in memorian) e recente doador de expressiva área onde será instalado o Parque Tecnológico de Nova Mutum.

Jair Martins de Arruda, integrante da equipe dos primeiros desbravadores, primeiro sub-prefeito de Nova Mutum, na década de 80 ainda quando Nova Mutum era distrito de Diamantino,

Laismara Tasca, vencedora de um concurso municipal que a tornou autora da Bandeira, símbolo oficial de Nova Mutum.

Luiz Pedro Franz, pioneiro, autor da letra e música do hino de Nova Mutum, símbolo oficial do município.

O evento contará com falas das autoridades, atos oficiais, homenagens e apresentações.

“Valorizar, respeitar e resgatar nossa história, esses são nossos objetivos. Não deixaremos estas e outras pessoas, que compõem a nossa história cair em esquecimento, a contribuição deles para com o nosso município, do desbravamento até os dias de hoje é incalculável. Nossas novas gerações devem sempre ter isso em mente, valorizar e manter viva a história de quem se dedicou tanto para hoje termos esse município desenvolvido e pujante”, destacou o Prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta. .

O PRÊMIO

Conforme a Lei Municipal a honraria é uma réplica da Estátua do Semeador, com 30cm de altura total, em mármore sintético, produzida pelo autor do projeto do Semeador.

As réplicas para esta edição foram confeccionadas pelo escultor e artista plástico Nelson Camillo Piga, que é o autor do monumento original.

Além da estatueta os homenageados receberam um Certificado ofertado pela Comissão da Honraria, documento oficial do Municipio de Nova Mutum.

O SEMEADOR

Criado em 2006, o símbolo une a figura bíblica do Semeador com a história de pessoas que escolheram Nova Mutum para viver.

A escultura, localizada ao lado da Prefeitura de Nova Mutum, possui 4 metros de altura e é moldado em ferro e cimento. Ela foi confeccionada pelo artista plástico mutuense, Nelson Camillo Piga.

A parábola bíblica onde o Semeador é citado são encontradas em Mateus 13:1-23, Marcos 4:1-20 e Lucas 8:4-15; “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra e tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos e, estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um”.

QUEM JÁ RECEBEU A HONRARIA

O único a receber a honraria “O Semeador” foi o desembargador Paulo da Cunha, então presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

A estatueta foi entregue durante a inauguração do novo Fórum da Comarca de Nova Mutum. A obra com quase 3 mil metros quadrados foi construída no período recorde de 7 meses. A ação foi resultado de uma parceria entre o TJMT e a Prefeitura de Nova Mutum e marcou o novo modelo para construção de obras do Poder Judiciário Mato-grossense, com o envolvimento do poder público de Nova Mutum.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo