POLICIAL

Nove mil bafômetros reforçarão as blitz no período de Carnaval

Quem está acostumado a tomar uma cervejinha e voltar dirigindo para casa, é bom pensar duas vezes antes de repetir esta prática. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) entregou hoje (31.01) 9 mil bafômetros descartáveis ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado. Com o maior rigor da Lei Seca, os aparelhos representam um grande reforço para a fiscalização e, com certeza, vão ajudar a salvar vidas.

A entrega dos aparelhos foi feita pelo presidente do Detran-MT, Gian Castrillon, ao comandante geral, coronel Nerci Adriano Denardi. O secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, e o deputado estadual Mauro Savi, através do assessor parlamentar Vinícius Pincerato, também estiveram presentes no ato.

“Temos por obrigação reduzir o índice de acidentes e vamos fazê-lo” garantiu o presidente Gian Castrillon ao observar que os 9 mil aparelhos vão reforçar, sobretudo, as blitz no período de Carnaval.

Para o coronel Nerci Adriano Denardi, a Lei Seca representa a defesa do cidadão e a valorização da vida. “Álcool e direção não combinam. Existem leis e serão cumpridas em Mato Grosso. Vamos fazer essa fiscalização e evitar que vidas sejam ceifadas. No que depender da PM vamos intensificar ainda mais”, avisou.

O secretário Pedro Nadaf ressaltou que essa é também uma política de governo. “É uma ação integrada entre o Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, destacou ao defender a tolerância zero e um maior rigor na fiscalização durante o Carnaval.

O deputado Mauro Savi, embora não tenha presenciado o ato, afirmou que a Assembleia Legislativa apoia e colabora para intensificar a fiscalização e o cumprimento da chamada Lei Seca. “Já passou da hora de a população se conscientizar que diversão saudável não é possível quando álcool e direção estão juntos”, ressaltou o parlamentar ao parabenizar a iniciativa do Detran.

Os bafômetros descartáveis (Etiloteste químico) foram doados pela Associação Nacional dos Detrans (AND). Os aparelhos são utilizados para identificar a presença de etanol no ar expirado. Ele é composto por um teste e um balão de uso individual. Após a aplicação do teste, é possível ler o resultado em dois minutos. Com a alteração na chamada Lei Seca, a presença de 0,1 mg/l de álcool no ar expirado já significa infração e o motorista sofrerá as penalidades previstas na legislação.

Fonte:Ass.Ass.Legislativa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo