GERAL

Prefeitura inicia reforma de academias populares na cidade

A Prefeitura de Rondonópolis iniciou nesta semana a reforma do piso, pintura e recuperação total de equipamentos quebrados das Academias da Terceira Idade – ATI, de uso popular. Inicialmente, segundo o secretário de Esportes e Lazer, Sidnei Fernandes, cinco unidades serão revisadas até semana que vem e uma nova licitação já está sendo preparada para a contratação da mão de obra para as 23 outras restantes.

Na manhã desta terça-feira (19), Fernandes acompanhou o início do trabalho na academia do Horto Florestal, uma das mais utilizadas pela população. “Por mais que sejam extremamente habitadas e os próprios usuários destas academias nos ajudam a fiscalizar, ainda tem muitos vândalos que acham tempo para quebrar e avariar este bem público. Soma-se a isso a própria ação do tempo, com chuva e sol, que provoca a degradação natural do equipamento. Então, vamos repassar todas, conforme formos encontrando orçamento, para a segurança das pessoas e para que elas se sintam motivadas a seguir praticando exercício físico”, avaliou.

Além da ATI do Horto, serão revitalizadas, neste primeiro momento, segundo o secretário, a academia do Monte Líbano – ao lado do Estratégia de Saúde Família – ESF, do Conjunto São José – nas imediações da Avenida Irmã Bernarda, a do Parque das Águas (Cais) e a da Vila Cardoso – Praça às margens do Rio Arareau. “Estas academias definitivamente, já há algum tempo, estão sendo responsáveis pela melhora da qualidade de vida das pessoas. Foram feitas tendo como público alvo a terceira idade, mas hoje toda família usa”, disse o secretário.

O secretário defende, usando como o exemplo as academias que estão em quase todas as cidades do país, que o esporte pode ser o caminho mais rápido do Poder Público solucionar graves problemas. “O quanto deixaremos de gastar em um médico a longo prazo em saúde se todo mundo começar a se cuidar mais, praticando exercício físico? Óbvio que é sempre importante que antes de começar a praticar uma atividade, especialmente aqueles que estão no pleno sedentarismo, procurar um médico para avaliações. Depois disso e havendo liberação, estas academias são um grande exemplo de que com pouco dá para fazer muito”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo