Dona Neuma lidera pesquisa para deputada federal entre candidatos da região

A primeira-dama de Rondonópolis, Dona Neuma, foi a candidata a deputada federal da região mais lembrada pelos entrevistados na pesquisa realizada pelo instituto Gazeta Dados, divulgada nesta quinta-feira (01) pelo jornal A Gazeta – que é representado na região sul pelo grupo E.O.S. O nome dela foi citado espontaneamente por 0,67% dos entrevistados, garantindo a sétima posição no ranking geral da pesquisa. O estado tem oito vagas na Câmara Federal.
Dona Neuma aparece bem à frente dos dois deputados federais de Rondonópolis que disputam a reeleição. Carlos Bezerra (MDB) teve 0,25% das menções e José Medeiros (PL) foi lembrado por apenas 0,17% dos entrevistados. O ex-deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) também alcançou 0,25%.
O desempenho de Dona Neuma chama especial atenção porque, diferente da maioria dos outros candidatos, esta é a primeira vez que ela disputa uma eleição.
Professora aposentada, mãe de três filhos e ex-sindicalista, ela é também a única candidata a deputada federal da região que apóia abertamente a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente da República.
Além das propostas voltadas à região, Dona Neuma defende a recuperação de direitos trabalhistas e previdenciários retirados nos últimos anos. Também promete trabalhar pelo aumento de investimentos em políticas públicas para combater o desemprego, a fome e a exclusão social.
Ao comentar o resultado da pesquisa, Dona Neuma reagiu com humildade.
“Ficamos felizes em ver que a nossa mensagem está chegando e é bem recebida pelos eleitores. Mas ainda há muita campanha pela frente. Vamos continuar trabalhando, ouvindo as pessoas e reafirmando o nosso compromisso de atuar na Câmara Federal em favor de todos os mato-grossenses – em especial daqueles que hoje sofrem e anseiam por um futuro melhor”, afirmou.
A pesquisa do instituto Gazeta Dados foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto com 1.080 eleitores de 45 municípios de Mato Grosso. A margem de confiança é de 95% e os entrevistados foram ouvidos na modalidade espontânea, citando os nomes dos candidatos sem a apresentação de uma lista prévia.
A pesquisa usa amostra por quotas proporcionais a composição da população (condição econômica, idade, sexo etc.) e foi registrada na justiça eleitoral sob o nº MT-07674/2022.
Eduardo Ramos – Da Redação