Procedimentos no tratamento da Influenza A (H1N1

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM/MT), realizou reunião sobre os novos procedimentos, contidos no Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza do Ministério da Saúde, baseados em recomendações da Organização Mundial de Saúde. A reunião contou com a participação de representantes dos hospitais privados e conveniados.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Vila, as informações repassadas à classe médica esclareceram o entendimento do Ministério da Saúde de que pessoas com Gripe serão tratadas e que a preocupação da Saúde do Estado, no momento, é para salvar vidas das pessoas que recorrem aos serviços de saúde com a síndrome da gripe grave com complicações respiratórias’.
Ficou determinado, na reunião, que os hospitais privados e conveniados criarão, de acordo com suas realidades, Núcleos de Vigilância Epidemiológica e que elegerão um grupo para interagir com a Vigilância Epidemiológica dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e da Secretaria de Estado de Saúde na troca de informações e na adoção de procedimentos .
A Superintendente reitera que a Secretaria de Estado de Saúde trabalha com os 141 municípios do Estado no repasse de informações, na vigilância, no monitoramento dos casos de Gripe e na promoção de capacitações dos profissionais da Saúde para lidar com a doença, lembrando que o Estado de Mato Grosso mantém vigilância constante sobre as ocorrências.
Na reunião não ficou definida a recomendação, no momento, de adotar medida de fechamento de escolas ou bloqueio de locais públicos porque a Vigilancia Epidemiológica trabalha com ocorrências diárias da Gripe, tratando cada caso de acordo com as características que apresentam e tomando todas as medidas necessárias no sentido de salvar vidas e proteger a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde no Estado. As decisões são tomadas de acordo com o surgimento das ocorrências verificadas dia-a-dia.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM/MT) Arlan de Azevedo Ferreira, a reunião foi muito proveitosa. Arlan Ferreira reconheceu que a rede hospitalar privada estava com dificuldade de atualização com respeito à nova Gripe.
Na opinião do Presidente do CRM/MT o fato de que os hospitais privados atendem a cerca de 30% de uma clientela que contrata planos de saúde privados tornou necessário uma ação substancial de cuidados com a Influenza A (H1N1).
“A reunião com o secretário de Saúde do Estado, Augustinho Moro, e sua equipe, foi muito produtiva, atendendo as expectativas dos representantes dos grandes hospitais da rede privada e desfazendo dúvidas sobre pontos técnicos que incluíram a abordagem de pacientes pela recepção dos hospitais, o manejo clínico desses pacientes, a abordagem dos pacientes com ocorrências mais graves da nova Gripe e estabelecendo uma saudável política de troca de informações”, afirmou Arlan Ferreira.
Ass. SES/MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo