Procon vai fiscalizar irregularidades nas empresas de ônibus

Na tarde desta terça-feira (09) o Conselho Municipal do Idoso de Rondonópolis – CMIR, em parceria com o Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Polícia Rodoviária Federal – PRF e Procon reuniu a imprensa na sede do Conselho para apresentar a proposta de fiscalização dos ônibus que fazem linha em Rondonópolis.
De acordo com o presidente do Conselho do Idoso, Lindomar Lemes, a ação em conjunto pretende fiscalizar rigorosamente se as empresas de ônibus estão cumprindo com os serviços oferecidos aos passageiros durante a viagem.
Serão vistoriados, além das condições físicas do veículo (poltronas, cintos de segurança, ar condicionado, banheiros, televisores), os serviços de internet wifi, o benefício que prevê desconto de 100% nas duas poltronas reservadas obrigatoriamente aos idosos e o embarque de crianças sem documentos, desacompanhadas dos pais e sem autorização.
A fiscalização, segundo o presidente, deve iniciar nos próximos dias e será realizada frequentemente com o apoio da Polícia Militar – PM, Agentes de Trânsito, PRF e Procon. “A fiscalização será constante. As empresas já foram notificadas para se adequarem conforme exigem as leis em defesa do consumidor”, disse Lindomar Lemes.
O Procon ficará responsável pelo acompanhamento dos trabalhos com o propósito de averiguar se as leis estão sendo cumpridas.“A vistoria é uma determinação do prefeito municipal e o intuito é garantir os direitos e o bem estar dos passageiros”, explica o diretor do Procon de Rondonópolis, Juca Lemos.
O diretor do Órgão ressalta ainda que durante a ação, os ônibus irregulares serão retidos e multados, e que as pessoas que se sentirem lesadas em viagem precisam procurar o Procon. “Os passageiros que tiverem algum problema com a empresa devem procurar o Procon no Terminal Rodoviário, guichê 22 e registrar a ocorrência. Se não conseguir registrar no mesmo dia do ocorrido pode voltar no dia seguinte”, orienta.