Profissionais de saúde são capacitados para implantar projeto de combate a Hanseníase

Um treinamento para enfermeiros e agentes de saúde foi ministrado na manhã desta quinta-feira (13) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde proporcionando conhecimento e capacitação para a implantação de projeto piloto do governo federal para erradicar a hanseníase no Brasil.

O supervisor do projeto que está sendo desenvolvido em Rondonópolis e outras 15 cidades do país, Cleiton Moraes Silva, esclareceu formas de abordagem e medicação junto ao público alvo, ou seja, pessoas que possuem contatos com portadores da hanseníase.

O projeto consiste na adoção da aplicação em dose única da substancia rifampicina associada a vacina BCG por meio de abordagens de contatos mistos que inclui os contatos domiciliares, de vizinhanças, sociais ou comunitários, com triagem acompanhada de visita domiciliar de profissionais de saúde em áreas de cobertura das unidades básicas de saúde.

A medicação já teve sua eficácia comprovada, o que será avaliado é o comportamento e os índices do projeto dentro das unidades de saúde. Conforme dados de pesquisas, as pessoas que tomam a medicação e a vacina aumentam em 90% a imunidade, ficando menos vulnerável a contrair a doença.

O Coordenador do Programa de Hanseníase do município, Lourenço Ribeiro Cruz Neto avaliou o encontro que reuniu 91 profissionais como necessário e proveitoso, servindo como momento para esclarecer dúvidas e facilitar sua a implantação do projeto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo